Logo O POVO+
Após acesso e mutirão, Ceará atinge 40 mil sócios antes de 2025
Comentar
Esportes

Após acesso e mutirão, Ceará atinge 40 mil sócios antes de 2025

A meta do Vovô é tentar superar a marca obtida em 2022, quando o clube contabilizou 50 mil associados no fim de julho, número recorde do programa alvinegro
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Comentar
Torcida do Ceará faz carreata com jogadores em desembarque após acesso à Série A (Foto: Aurélio Alves)
Foto: Aurélio Alves Torcida do Ceará faz carreata com jogadores em desembarque após acesso à Série A

Após 16 dias do lançamento do “Feirão Sócio Vozão”, mutirão realizado pelo Ceará para adesão de novos sócios e para a regularização de planos, o clube ganhou sete mil novos associados, pulando de 33 mil para 40 mil. O número é expressivo e, com o retorno à Série A do Campeonato Brasileiro, a tendência é de que siga em crescimento.

A meta interna é igualar e superar a marca alcançada em 2022, quando o time contabilizou 50 mil associados, recorde absoluto na história do Vovô. Naquela temporada, o Alvinegro figurou entre os 10 maiores programas de sócio-torcedor do país, atrás apenas de clubes como Fluminense, Grêmio, Cruzeiro, Vasco, Flamengo, Palmeiras, Internacional, Atlético-MG e Corinthians.

Em 2022, que marcou o quinto ano consecutivo do Ceará na elite nacional, o Vovô tinha, em janeiro, 32 mil sócios. O objetivo era somar 40 mil associados, número que foi alcançado em março. Mesmo assim, a adesão não parou de crescer, movimento que se refletiu também na arquibancada, já que o time de Porangabuçu terminou o primeiro turno do Brasileirão com a sexta maior média de público.

O desempenho em campo no segundo turno da Série A daquele ano, entretanto, não foi bom. O Alvinegro acabou rebaixado, o que naturalmente culminou em queda no número de sócios-torcedores do clube. Na última temporada, apesar de um início promissor, marcado por título da Copa do Nordeste, a equipe protagonizou campanha frustrante na Série B.

Em 2024, apesar de momentos políticos e financeiros conturbados, o Vovô conquistou o título do Campeonato Cearense e o acesso à primeira divisão. O número de sócios, antes estagnado na casa dos 30 mil, voltou a crescer. Antes mesmo da virada de ano, o Alvinegro conseguiu superar os 40 mil, contexto que traz boas perspectivas para 2025, que será desafiador para o Alvinegro.

“O crescimento no número de sócios reforça o quanto nossa torcida está engajada em fortalecer o Vozão. Seguir unidos é essencial para atingirmos nossas metas em 2025 e mostrarmos a força do Ceará em cada partida”, celebrou João Paulo Silva, presidente do Alvinegro, ao Esportes O POVO.

Financeiramente, o programa de associados é uma fonte importante e de extrema relevância para o fluxo de caixa mensal do Ceará. No plano orçamentário de 2024, foi estipulada uma receita bruta total de R$ 17 milhões com sócios, valor que deve aumentar para 2025. Além da Série A, o Alvinegro terá o Campeonato Cearense, Copa do Brasil e Copa do Nordeste em seu calendário.

O que você achou desse conteúdo?