O Ceará concretizou mais uma contratação para o ano que vem — desta vez, um velho conhecido da torcida alvinegra. O Esportes O POVO apurou que o clube de Porangabuçu chegou a um acordo com o Cuiabá-MT e selou o retorno do volante Fernando Sobral por empréstimo até o fim de 2025. O anúncio deverá ocorrer em breve.
O meio-campista de 30 anos tem contrato com o Dourado até o fim de 2026 e atuará pelo Vovô durante a próxima temporada. O empréstimo prevê obrigação de compra em caso de permanência do Ceará na Série A, conforme antecipou o Esportes O POVO.
Fernando Sobral vestiu a camisa do Ceará de 2019 a 2022, antes de ser comprado pelo time do Mato Grosso por R$ 4 milhões. O Dourado decidiu negociá-lo após o rebaixamento no Brasileirão na temporada mais recente. Em duas temporadas, o volante atuou 110 vezes, balançou as redes em 11 ocasiões e deu dez assistências, sendo titular absoluto.
Pelo Vovô, o volante disputou 171 partidas, marcou oito gol e foi campeão da Copa do Nordeste de 2020. O antigo camisa 8 alvinegro ficou marcado pelo perfil combativo no meio-campo, liderando estatísticas de desarmes e interceptações. Fernando Sobral também chegou a ser utilizado em função mais avançada, como um ponta-direita, pelo então técnico Guto Ferreira.
A vocação ofensiva, inclusive, foi destaque em 2024 pelo Cuiabá: foram sete gols e oito assistências em 61 jogos. Foi a temporada mais artilheira e também com maior número de participações diretas em bolas nas redes da carreira do meio-campista.
Portanto, a versatilidade de Fernando Sobral pode ser uma arma importante para o técnico Léo Condé, que costuma armar o meio-campo com três jogadores: um volante mais combativo, um segundo volante com qualidade de construção de jogo e um armador.
"Ladrão" de bolas, o velho conhecido — e agora novo reforço — deverá ser utilizado como volante, mas, em cenários pontuais e estratégicos, também pode ganhar vez como articulador para usar o lado garçom e goleador.
Sobral retorna a Porangabuçu para compor um setor que ainda está carente no elenco de Léo Condé para o próximo ano. Dos volantes, Andrey, De Lucca e Jean Irmer deixaram o clube após o acesso, e Richardson ainda não teve a renovação de contrato anunciada pelo Ceará. Lourenço e o jovem Steve são os nomes disponíveis no cenário atual.
O Vovô já anunciou sete reforços para a temporada 2025: os zagueiros Marllon e Willian Machado; o lateral-direito Dieguinho; o lateral-esquerdo Nicolas; o meia Matheus Araújo; e os atacantes Fernandinho e Bruno Tubarão.
O Alvinegro também tem acordos encaminhados com o zagueiro Éder, ex-América-MG, o goleiro Keiller, do Internacional, e o atacante Pedro Henrique, do Corinthians.
Revelado pelo Guarany de Sobral, o meio-campista também atuou por Horizonte, Icasa e Floresta no futebol cearense no início da carreira. Fernando Sobral ainda vestiu as camisas de Atlético-GO, Fluminense de Feira de Santana-BA e Sampaio Corrêa antes de chegar a Porangabuçu. Depois, defendeu o Cuiabá por duas temporadas.