Logo O POVO+
Ferroviário precisa de combinação de resultados para fugir do quadrangular de rebaixamento
Esportes

Ferroviário precisa de combinação de resultados para fugir do quadrangular de rebaixamento

Com um ponto em três jogos, a equipe da Barra do Ceará só tem mais duas partidas para tentar se salvar do grupo que define os rebaixados do Campeonato Cearense 2025
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Atacante Kiuan, junto ao Tutuba, mascote do Ferroviário
 (Foto: Lucas Emanuel/FCF)
Foto: Lucas Emanuel/FCF Atacante Kiuan, junto ao Tutuba, mascote do Ferroviário

O empate contra o Floresta nessa quarta-feira, 29, marcou o primeiro ponto do Ferroviário no Campeonato Cearense. O 3 a 3, contudo, passa longe do ideal para o Tubarão da Barra do Ceará, que nesse momento se encontra na zona que relega ao quadrangular de rebaixamento.

Com duas rodadas em disputa, o Ferroviário já não consegue alcançar o Fortaleza, líder da chave com 9 pontos. O primeiro colocado conquista vaga direta às semifinais. Segundo e terceiro colocados vão para a disputa de quartas de final, e mesmo eles têm vantagem significativa sobre o Ferrão.

Tanto o Tirol, quanto o Barbalha têm 4 pontos, com também dois jogos a disputar. Isso porque a Coruja goleou o Cariri por 4 a 0 e subiu para a vice-liderança da chave, enquanto a Raposa empatou com o Horizonte na rodada.

Como o regulamento do Campeonato Cearense não prevê confrontos internos no grupo, o Ferroviário precisa obrigatoriamente "secar" os rivais.

Nas duas últimas rodadas, os adversários do Ferroviário serão o Maracanã, que tem quatro pontos no Campeonato Cearense e está na zona de classificação para as quartas de final e o já citado Cariri. O time caririense é o único que não pontuou no Manjadinho, enquanto otime de Maracanaú fez o Fortaleza suar na rodada, com derrota por 1 a 0.

Já o Tirol enfrenta o Horizonte, que está na zona de descenso para o quadrangular de rebaixamento, mas possui a mesma pontuação do Maracanã, e o Floresta, time da Série C do Campeonato Brasileiro e a terceira equipe que mais pontou no campeonato.

Outro agravante para o Ferrão é a disputa da Copa do Nordeste. Entre a partida contra o Maracanã e o jogo contra o Cariri, o Tubarão enfrenta o Moto Club-MA pela segunda rodada da Copa do Nordeste. A partida será no estádio Castelão — mas não o de Fortaleza, mas o de São Luiz (MA), o que acarreta uma viagem de ida e de volta no percurso.

Apesar da competitividade do Nordestão, que dificulta as chances de classificação, a equipe coral enfrenta um adversário de nível similar e pode marcar seus primeiros pontos na competição. É um fator que pesa para qualquer estratégia de “poupar atletas” antes do jogo decisivo contra a equipe de Juazeiro do Norte.

Já o Tirol, por ser estreante na primeira divisão estadual, tem o calendário livre entre seu jogo contra o Horizonte e a partida contra o Floresta, obtendo mais tempo de descanso para as rodadas finais do Estadual.

O Barbalha vai encarar o Ceará no PV e encerra a primeira fase contra o Maracanã. O Iguatu, atual lanterna da chave — mas também com chances de avançar às quartas de final —, vai enfrentar o Cariri, fora de casa, e o Horizonte, como mandante.

Os dois últimos colocados de cada grupo vão para um quadrangular único que definirá os dois rebaixados. Hoje, seriam Ferroviário, Horizonte, Iguatu e Cariri.

O que você achou desse conteúdo?