Logo O POVO+
Castelão: Governo do Ceará dá início a cadastro de reconhecimento facial
Esportes

Castelão: Governo do Ceará dá início a cadastro de reconhecimento facial

Durante a semana, representantes da Etice, da Sesporte, do MPCE e da FCF se reuniram para definir os detalhes finais da implementação no maior estádio do Nordeste brasileiro
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Castelão deve ser palco da decisão do Estadual 2025 (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE Castelão deve ser palco da decisão do Estadual 2025

O cadastramento para o reconhecimento facial dos torcedores nas finais do Campeonato Cearense teve início nesta sexta-feira, 7. Os duelos estão marcados para os dias 15 e 22 de março (os dois próximos sábados).

O governador do Estado, Elmano de Freitas (PT), comentou sobre a medida, que, segundo ele, visa evitar a repetição de casos de violência. "Essa é uma medida (reconhecimento facial) pactuada pelo Estado com os clubes, a Federação (Cearense de Futebol) e o Ministério Público."

"Nosso objetivo é termos, cada vez mais, um ambiente seguro para as famílias cearenses. Estádio de futebol é lugar de alegria, paz e tranquilidade, não de violência", destacou.

Na quarta-feira, 5, e na quinta-feira, 6, representantes da Empresa de Tecnologia do Ceará (Etice), da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte), do Ministério Público do Ceará e da Federação Cearense de Futebol (FCF) se reuniram para definir os detalhes finais da implementação.

O presidente da Etice, Francisco Barbosa, afirmou que câmeras serão instaladas ao redor do Gigante da Boa Vista. "Todo o sistema tecnológico de reconhecimento estará 100% implementado na Arena Castelão na final do Campeonato Cearense, dia 15 de março, de acordo com a determinação do governador Elmano de Freitas", disse.

"Haverá câmeras de segurança espalhadas no entorno e dentro do Castelão, além das catracas para reconhecimento facial nos locais de acesso", completou.

Rogério Pinheiro, titular da Sesporte, destacou a vantagem social da medida. "O mais importante é garantir a segurança dos torcedores. As imagens serão disponibilizadas em um banco de dados. Quem tiver algum registro na sua ficha criminal, por exemplo, será imediatamente identificado. É um ganho social significativo".

A decisão do Estadual será definida neste fim de semana. No sábado, 8, Fortaleza e Ferroviário se enfrentam no estádio Presidente Vargas (PV), e no domingo, 9, Ceará e Maracanã também jogam no PV. De acordo com a Lei Geral do Esporte, estádios com capacidade para mais de 20 mil pessoas precisavam instaurar a biometria facial para acesso à arena até junho deste ano.

A medida, todavia, não ficará restrita aos estádios de administração estadual — Castelão e Romeirão, em Juazeiro do Norte. O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), no dia 26 fevereiro, após confusão no Clássico da Paz entre Ceará e Ferroviário, afirmou que o PV, de administração minicipal, também terá o reconhecimento. Ainda não há previsão para instalação da tecnologia, porém.

Serviço

Os torcedores que forem realizar o cadastro de reconhecimento através do link: https://arenacastelao.info/biometria-facial/

O que você achou desse conteúdo?