Logo O POVO+
Classificado no Nordestão, Fortaleza encara CRB para aliviar pressão após vice estadual
Esportes

Classificado no Nordestão, Fortaleza encara CRB para aliviar pressão após vice estadual

Leão do Pici mede forças com Galo da Pajuçara no Castelão, na noite desta quarta-feira, 26, e mira triunfo para encerrar sequência negativa e elevar moral antes da Série A
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Atacante Marinho deve ser titular (Foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC)
Foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC Atacante Marinho deve ser titular

Há três partidas sem vencer e sob pressão maior depois do vice no Campeonato Cearense — e da perda da hegemonia local —, o Fortaleza tenta amenizar o clima turbulento às vésperas da estreia no Brasileirão. A oportunidade de um respiro pode surgir com uma vitória sobre o CRB-AL, na noite de hoje, a partir das 21h30min, na Arena Castelão, na Capital, pela sétima e última rodada do Grupo A da Copa do Nordeste.

O Tricolor já está garantido nas quartas de final do torneio regional, com nove pontos, atualmente na terceira posição. O líder Vitória-BA não pode mais ser alcançado pelos cearenses, mas o segundo lugar ainda é almejado. Para isso, os comandados de Vojvoda terão de ganhar dos alagoanos e torcer por derrota do Sport contra o vice-lanterna Altos-PI, na Ilha do Retiro, no Recife (PE). Já o Galo da Pajuçara, para ir ao mata-mata, terá de vencer no Gigante da Boa Vista e torcer por empate entre Ferroviário e Altos-PI.

Apesar da situação resolvida na chave, com classificação antecipada sem entrar em campo, mesmo com derrota na rodada passada, o Leão faz campanha mediana no Nordestão, com três vitórias e três reveses em seis partidas. Dois tropeços foram contra Altos-PI e Sousa-PB, ambos adversários mais modestos — estão na Série D nacional —, e um contra o Vitória, que será rival na Série A.

No recorte mais recente, além do revés para o Dinossauro, no interior da Paraíba, o Fortaleza também perdeu (1 a 0) e empatou (1 a 1) com o Ceará, completando três jogos sem vitória e amargando a perda do título estadual. O mau desempenho, seja com titulares ou reservas, também tem chamado atenção nos primeiros meses da temporada. Dos últimos nove jogos, o time do Pici perdeu cinco, empatou dois e ganhou apenas dois.

Depois de ser superado pelo Vovô na decisão do Manjadinho pelo segundo ano consecutivo, o Tricolor quer virar a página e "dar uma resposta" na sequência da temporada, tom adotado pelo técnico Juan Pablo Vojvoda no último sábado, 22.

“Vamos fechar isso (a derrota no Cearense) e focar nas próximas partidas, com mentalidade forte e resiliência. Sabemos que perdemos um campeonato importante, mas temos pela frente coisas importantes para competir também”, alertou, referindo-se também ao Brasileirão, à Libertadores e à Copa do Brasil.

Para a reedição da final da Copa do Nordeste de 2024, o comandante argentino tem a zaga como principal dor de cabeça. Brítez é dúvida, após deixar o Clássico-Rei com dores, e Kuscevic esteve a serviço do Chile até a noite de ontem para jogos das Eliminatórias. David Luiz também teve problemas clínicos, o que pode deixar Gastón Ávila e Titi como únicas opções para o setor.

Para ter uma formação mais ofensiva, o Leão pode ir a campo com Mancuso e Diogo Barbosa nas laterais. No ataque, a baixa é Breno Lopes, que sofreu fratura no antebraço direito.

Do lado do CRB, Umberto Louzer também tem problemas para definir a escalação. O goleiro Matheus Albino foi expulso na derrota para o Ferroviário e dá lugar a Vitor Caetano. O zagueiro equatoriano Luis Segovia está em transição após lesão, e o meia Gegê voltou a sofrer com dores de tendinite. Além do trio, o Galo da Pajuçara não poderá mais contar com o atacante Léo Pereira, que acertou com o Vitória e já viajou para Salvador (BA) para se apresentar ao novo clube.

No ano passado, Fortaleza e CRB se enfrentaram três vezes pelo torneio regional, com duas vitórias alvirrubras e um triunfo tricolor. Na grande decisão, porém, o Leão levou a melhor nos pênaltis e levantou a Orelhuda pela terceira vez.

Fortaleza x CRB: ficha técnica

Fortaleza
4-3-3: João Ricardo; Mancuso, Brítez (Gastón Ávila), Titi e Diogo Barbosa; Pol Fernández (Rossetto), Zé Welison e Martínez; Marinho, Lucero e Moisés. Téc: Vojvoda

CRB
4-3-3: Victor Caetano; Matheus Ribeiro, Darlisson, Henri e Willian Bahia; Higor Meritão, Nathan Melo e Danielzinho; David da Hora, Anselmo Ramon e Thiaguinho (Rafinha). Téc: Umberto Louzer

Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 26/3/2025
Horário: 21h30min
Árbitro: Paulo Belence Alves dos Prazeres Filho/PE
Assistentes: Bruno Cesar Chaves Vieira/PE e Victor Matheus de Lavor Paes Barreto/PE
Transmissão: TV Jangadeiro, ESPN, Premiere, Rádio O POVO CBN, O POVO CBN Cariri, YouTube e Facebook O POVO

O que você achou desse conteúdo?