Logo O POVO+
No interior paulista, Ceará estreia na volta ao Brasileirão diante do RB Bragantino
Esportes

No interior paulista, Ceará estreia na volta ao Brasileirão diante do RB Bragantino

Times se enfrentarão nesta segunda-feira, 31, no Estádio Nabi Abi Chedid, em duelo da primeira rodada do certame nacional
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Pedro Raul retorna e é esperança de gols do Vovô (Foto: FÁBIO LIMA)
Foto: FÁBIO LIMA Pedro Raul retorna e é esperança de gols do Vovô

Após dois anos de espera, o Ceará, enfim, disputará novamente uma partida de Série A do Campeonato Brasileiro. No Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP), o Alvinegro visita o RB Bragantino, hoje, às 20 horas, em duelo da primeira rodada da competição nacional.

No confronto, o Vovô, que vive bom início de temporada, almeja a vitória para largar com o pé direito no certame. Um empate, por sua vez, também é encarado como um bom resultado. Até o rebaixamento em 2022, o time de Porangabuçu ficou cinco temporadas consecutivas na elite nacional e quer dar início a um novo período de consolidação.

O Ceará quer encarar cada confronto do Brasileirão como "uma final". Ciente da dificuldade, o elenco alvinegro tem como objetivo principal a permanência, mas também quer surpreender, conforme relatou o volante Fernando Sobral.

"Acho que não dá para fugir, que (o objetivo) é a permanência. Esse tem que ser nosso primeiro pensamento. Mas sabendo que tudo é possível. Com muita luta, a gente pode alcançar o que muitos pensam como impossível. [...] O mais importante é encarar cada jogo como se fosse uma final. Acredito que essa edição vai ser a mais disputada de todos os tempos. Todos os times se reforçaram bem. Somos um (time) coadjuvante que tem que fazer de tudo para surpreender", comentou o camisa 88.

Para largar na Série A com resultado positivo, o Vovô confia nos retornos de dois titulares: Matheus Bahia e Pedro Raul. Ambos ficaram de fora do duelo contra o Bahia, pela Copa do Nordeste, no meio de semana. No jogo, os desfalques alvinegros são Bruno Tubarão, Richardson, Ramon Menezes e Pedro Henrique, que estão entregues ao departamento médico do clube.

Adversário da vez, o RB Bragantino quer fazer o papel de mandante diante do seu torcedor. Após lutar contra o rebaixamento na temporada passada, o time do interior paulista vislumbra ter melhor desempenho na nova edição de Brasileirão.

Para isso, porém, terá que superar o início de ano irregular. Isso porque o Massa Bruta acumula mais derrotas do que vitórias em 2025 ano. Ao todo, a equipe entrou em campo em 15 oportunidades, somando apenas cinco triunfos, quatro empates e seis reveses.

"Sabemos da qualidade do time deles, é o campeão cearense. Mas a gente vai estar dentro de casa e vamos buscar os três pontos. É o começo do campeonato e ano passado vimos o quão importante é conquistar esses três pontos, sendo jogo fora ou dentro. Precisamos pegar coisas do ano passado para, neste ano, e não cometer os mesmos erros para se consolidar no Campeonato Brasileiro", disse o meia John John em coletiva pré-jogo.

Comandados por Fernando Seabra, os paulistas devem enfrentar o Vovô com força máxima na escalação. Um dos destaques do Massa Bruta, Isidro Pitta estará à disposição do técnico após servir a seleção paraguaia nas Eliminatórias para a Copa do Mundo.

Em termos de retrospecto, o duelo entre as equipes é marcado pelo equilíbrio ao longo dos anos: em 22 encontros, cada time venceu sete vezes, enquanto outros oito embates terminaram empatados. Jogando como visitante, o Alvinegro Cearense terá um desafio adicional, já que no histórico dos 12 confrontos realizados no Estádio Nabi Abi Chedid, o time paulista venceu quatro vezes, enquanto o Ceará conquistou duas vitórias e arrancou seis empates.

RB Bragantino x Ceará: ficha técnica

RB Bragantino
4-3-3: Cleiton; Hurtado, Pedro Henrique, Guzmán e Juninho Capixaba; Gabriel, Matheus Fernandes e John John; Mosquera, Pitta e Vinicinho. Técnico: Fernando Seabra

Ceará
4-3-3: Bruno Ferreira; Fabiano Souza, Marllon, Willian Machado e Matheus Bahia; Fernando Sobral, Lourenço e Mugni; Fernandinho, Pedro Raul e Aylon. Técnico: Léo Condé

Local: Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP)
Data: 31/3/2025
Horário: 20 horas
Árbitro: Bruno Pereira Vasconcelos/BA
Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha de Matos/BA e Daniella Coutinho Pinto/BA
VAR: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira/MG
Transmissão: Premiere, Rádio O POVO CBN, O POVO CBN Cariri, YouTube e Facebook O POVO

O que você achou desse conteúdo?