Em momento de evolução, mas ainda sem consolidação, o Fortaleza tentará amenizar a crise longe do Brasil, contra o Atlético Bucaramanga, na Colômbia, em importante confronto válido pela terceira rodada da Copa Libertadores. A partida será hoje, às 23 horas (de Brasília), no Estádio Américo Montanini, localizado na cidade que carrega o mesmo nome do time local.
Após viver momentos de tensão no Chile na rodada anterior, quando encarou o Colo-Colo e precisou deixar o campo após invasão de torcedores — a partida foi encerrada aos 24 minutos do segundo tempo por falta de segurança —, o Tricolor tenta, diante do time colombiano, a primeira vitória nesta edição do torneio continental. No cenário atual, a equipe cearense ocupa a lanterna do Grupo E.
A diretoria do Leão, entretanto, aguarda uma decisão da Conmebol quanto ao jogo diante do Cacique, que foi cancelado quando a partida estava empatada em 0 a 0. A expectativa tricolor é de que a entidade dê os três pontos para o clube. Em paralelo ao imbróglio, o Fortaleza viverá um momento inédito em sua história, já que nunca teve a experiência de atuar na Colômbia.
Embora tenha demonstrado certa melhora em alguns aspectos táticos e técnicos nas derrotas para Vitória e Palmeiras, o Tricolor ainda está longe do potencial que se projetava no início do ano. A crise é composta por indignação de torcedores, que protagonizaram protestos na semana passada, além dos resultados negativos em campo, marcados por somente um triunfo nas últimas 11 partidas, além de seis reveses.
Adversário do Leão, o Bucaramanga foi a grande sensação do futebol colombiano em 2024, quando venceu, de forma surpreendente, o Torneio Apertura – lá, o campeonato nacional é dividido em duas competições independentes, disputadas em cada semestre da temporada. Na Libertadores deste ano, o início do Auriverde tem sido ótimo: um empate com o Colo-Colo e uma vitória fora de casa contra o favorito Racing-ARG.
Embora tenha tido um começo ruim no Apertura de 2025, o Bucaramanga vive um momento de ascensão desde que Leonel Álvarez assumiu o comando técnico. Com o colombiano, o Leopardo vem de quatro jogos de invencibilidade, tendo três vitórias neste recorte, e só perdeu um jogo nos sete mais recentes que disputou. Na Libertadores, é o líder do Grupo E.
No elenco, o Bucaramanga conta com alguns nomes interessantes. Destaque para o extremo Frank Castañeda, de 30 anos, vice-artilheiro da equipe na atual temporada, e Luciano Pons, maior goleador do elenco. Além dos dois, há também Jhon Vásquez, que atuou no Ceará em 2022, e Cristian Zapata, zagueiro colombiano que atuou na seleção nacional, no Milan-ITA e no Vitória-BA.
Para a partida, o Fortaleza investiu pouco mais de R$ 2 milhões em logística, que inclui também o jogo contra o Sport, no próximo sábado, 26, pela Série A. A delegação tricolor viajou em voo fretado, e Breno Lopes, recuperado de lesão, foi a principal novidade. Marinho, Moisés, Brítez e Pochettino, sem condições de jogo, permaneceram na capital cearense e desfalcam o time.
Bucaramanga
4-4-2: Quintana; Gutiérrez, Romaña, Henao e Hinestroza; Fabry, Leonardo Flores, Londoño e Sambueza; Castañeda e Pons. Téc: Leonel Álvarez
Fortaleza
3-5-2: João Ricardo; Kuscevic, David Luiz e Gustavo Mancha; Mancuso, Lucas Sasha, Pol Fernández, Martínez e Diogo Barbosa; Breno Lopes (Allanzinho) e Deyverson. Téc: Vojvoda
Local: Estádio América Montanini, em Bucaramanga-COL
Data: 23/4/2025
Horário: 23 horas (de Brasília)
Árbitro: Kevin Ortega-PER
Assistentes: Jesus Sanchez-PER e Enrique Pinto-PER
VAR: Diego Haro-PER
Transmissão: Paramount+, Rádio O POVO CBN, O POVO CBN Cariri, YouTube e Facebook O POVO