Logo O POVO Mais
ETC

Medo de na mo rar de novo?

É fato que a pandemia da Covid-19 mudou nosso cotidiano. A ameaça de contrair a doença que matou tantas pessoas, nos trouxe novos hábitos. Junto com eles, alguns sentimentos como ansiedade e medo, inclusive de voltar a conviver com as outras pessoas. E de... namorar. Pois para esse medo específico, há até nome específico
Edição Impressa
Tipo Notícia

1Você era o tipo de pessoa conquistadora, que gostava da balada, sabia paquerar e beijava sem um pingo de nervosismo?

2Pois, com a pandemia, muita gente pode estar sofrendo de F.O.D.A.: Fear Of Dating Again. Calma! Traduzido para o bom português, F.O.D.A. significa "medo de voltar a namorar".

3O termo foi criado pela cientista comportamental Logan Ury, especializada em relacionamentos. Segundo ela, o isolamento social e a insegurança sanitária tornaram a volta à paquera um pouco assustadora.

4Assim, o que antes era um evento relativamente tranquilo, virou um turbilhão de pensamentos: e se eu contaminar a pessoa ou o contrário? Fazemos teste para Covid-19? Será que a pessoa se cuida mesmo?

5A ansiedade também vem da perda de traquejo social, causada pelos períodos de isolamento ou lockdown. As inquietações são válidas. No Brasil, a vacinação segue, ainda lenta, e a variante Delta preocupa.

6O momento ainda é de muito cuidado: é preciso o uso de máscaras de proteção, de ventilação e evitar aglomerações. O contato com quem você não conhece muito bem ou que não sabe como está se cuidando também é perigoso.

7Alguns poucos países já podem ter certos luxos. Espera-se que o Brasil um dia possa também. Então aqui vão algumas dicas. São da própria Logan Ury, publicadas por ela no Instagram:

8Diga como você está se sentindo: é normal ficar nervoso e esse pode ser um bom ponto de conexão. Foque na outra pessoa: é uma boa maneira de relaxar durante um encontro.

9Vá ao segundo encontro: nem sempre a conexão é perfeita no primeiro encontro. Tente conhecer a pessoa melhor!

10Lembre-se: a situação sanitária segue grave e os vacinados ainda podem se contaminar e transmitir. Todo cuidado é pouco.

11E não deixe de se vacinar. Aliado aos cuidados (não custa insistir), como usar máscara, lavar as mãos com álcool, evitar aglomerações e dar preferência a espaços abertos, dar pra levar a vida com leveza. E namorar...

12Falando em relacionamentos… Você sabe o que é ser demissexual? Se não, vai lá no OP e leia em: bit.ly/demissexual

Fontes: The New York Times e Instagram de Logan Ury

Essa notícia foi relevante pra você?
Recomendada para você

"