A tungíase, popularmente conhecida como bicho-de-pé, é um problema de saúde causado pela pulga Tunga Penetrans pertencente à classificação biológica (taxonomia) família dos tungídeos. Originário da América Central e América do Sul, pode causar coceira e desconforto.
Tem esse nome por ser mais comum atingir o pé das pessoas, mas a infecção pode ocorrer em outras regiões do corpo e mais de um ponto ao mesmo tempo. A contaminação também pode acontecer várias vezes no decorrer da vida.
A dermatologista Malina Albuquerque explica que o contágio é propício quando a pessoa anda com o pé descalço em terrenos arenosos, principalmente em áreas de criação de animais, muito comum em sítios e regiões interioranas. O bicho-de-pé é causado pela penetração da fêmea da pulga Tunga Penetrans na pele.
Quando a fêmea realiza a penetração cutânea, na parte interior do corpo fica a cabeça e o tórax da fêmea, já para o exterior, formando a ferida, fica a região anal da pulga para o desenvolvimento dos ovos.
Malina Albuquerque comenta que apesar de a pulga ser bem pequena, ela se alimenta de sangue e cresce bastante com o desenvolvimento dos ovos, podendo chegar ao tamanho de uma ervilha. "Esse ciclo dura em média três semanas."