Para evitar o contato com a fumaça, o professor Flávio Rodrigues orienta que a população mantenha-se longe dos focos de incêndio. Quando isso não é possível, o ideal é manter uma hidratação frequente, utilizar máscara e tentar permanecer em locais que tenham circulação de ar.
"Uma outra alternativa é fechar as janelas, mas mantendo o sistema de ventilação em casa, [por meio de] janelas, ar-condicionado, e você ter umidificadores em casa", indica o docente universitário.
Já o médico otorrinolaringologista André Alencar pontua que todas as pessoas que têm alergia e asma mantenham o tratamento "normalizado". Profissional orienta ainda que aqueles que não apresentam condições do tipo e nem doenças mais graves realizem a lavagem nasal.
"Você remove todo esse resíduo que fica acumulado nas vias aéreas, melhora a limpeza das vias aéreas, ajuda o organismo a fazer um serviço que já é fisiológico (...) É muito importante para a população que não tem doença manter a hidratação, com soro fisiológico", explica o médico.