Logo O POVO+
Humanos e felinos para quem os gatos miam mais?
ETC

Humanos e felinos para quem os gatos miam mais?

|comunicação|Entenda porque os gatos miam mais para os humanos do que para outros gatos. Segundo especialista, eles podem produzir mais de 100 fonemas diferentes quando vocalizam
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
O comportamento de gatos com outros gatos e de gatos com humanos se diferencia pela convivência (Foto: Reprodução/ Freepik)
Foto: Reprodução/ Freepik O comportamento de gatos com outros gatos e de gatos com humanos se diferencia pela convivência

O animal que de manhã cedo mia no seu ouvido pedindo ração é o mesmo que rosna quando vê um semelhante. Os gatos miam mais para os seres humanos do que para outros gatos. Pode-se dizer que este comportamento é característico dos bichanos, segundo especialistas.

O miado é a forma de comunicação dos gatos. Do mais pacato, quando ele quer um carinho, ao mais forte e um pouco mais agressivo quando quer distância, os miados dos gatos podem representar o que eles sentem no momento.

A veterinária especialista em gatos Natália Carioca explica que os gatos miam mais para humanos do que para outros gatos porque eles espelham o hábito da comunicação oral dos seres humanos.

"Eles não têm comunicação verbal, mas eles se utilizam de sons, eles se espelham em nosso comportamento de fala. E aí, alguns gatos que convivem de maneira mais próxima dos humanos, acabam se espelhando nesse comportamento em uma tentativa de afinar a relação e comunicar as suas vontades", explica.

A médica veterinária e professora da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Glayciane Bezerra, complementa dizendo que os gatos, por natureza, têm hábitos solitários e que a relação entre gatos e humanos permeiam um campo pouco conhecido.

"Sabe-se que gatos aprendem seus próprios nomes e identificam o tom da voz de seus donos a quem elegem. Entre gatos a comunicação predominante é a olfativa/ visual. De certa maneira os gatos interagem vocalmente de forma diferente entre humanos e entre gatos", pontua.

Bezerra pontua ainda que a maneira como falamos e tratamos os felinos podem influenciar no comportamento deles. "A entonação e volume de voz com que nos dirigimos aos gatos são percebidas e compreendidas gerando aproximação ou até mesmo repulsa", disse.

O que você achou desse conteúdo?