Na madrugada do sábado, 18 de janeiro, Matheus Falcão, 24, estava na ‘Laje do Nomads’, uma das festas mais movimentadas do bairro Benfica, em Fortaleza, quando recebeu uma notificação: "você pode abrir um pacote de booster". Ele abriu e recebeu as seguintes cartas: um Exeggcute, um Larvesta, um Rapidash, um Swirlix e um Aerodactyl ex, uma carta rara. Sorte dele.
As cartas são referentes ao jogo 'Pokémon TCG Pocket', uma versão simplificada do jogo de cartas lançado em 1996 feito para dispositivos mobile. O game foi lançado no segundo semestre de 2024 e já conta com mais de 10 milhões de downloads na Google Play. "Eu conheci através de um amigo, mas o que me fez baixar o jogo mesmo, foi que comecei a ver muita coisa sobre ele no TikTok. Eu abria o aplicativo e de 10 vídeos, cinco eram sobre Pokémon TCG".
"Fiquei muito hypado. Gosto muito dessas coisas de abrir cartinha. Tanto que eu nem batalho, jogo mais para colecionar mesmo", continua.
TCG é sigla para 'Trading Card Games', ou Jogo de Cartas Colecionáveis, no português. Pokémon TCG, com o qual Matheus teve contato, é um de vários outros jogos. Alguns dos mais famosos são Magic The Gathering, Yu-Gi-Oh! e, mais recentemente, Hearthstone, que é 100% digital, não possui cartas físicas.
Os TCGs são diferentes de jogos de cartas tradicionais, como Truco, Paciência e Poker. "São jogos mais particulares, em que as cartas são impressas para um jogo específico. Muitas vezes eles são baseados em franquias multimídias, como Pokémon, que vem dos videogames, e Yu-Gi-Oh!, que vem de um mangá", explica Kendall Nagi, doutorando em mídia, cultura e linguagem na University at Albany, localizada em Nova York, nos Estados Unidos.
"Mas, nem todos os TCGs são associados a franquias. Muitos são baseados em esportes. Tem jogos de cartas de baseball e futebol americano, por exemplo", continua.
Nagi é autor do estudo "Coração das Cartas: A Estrutura Social Subjacente da Comunidade de Yu-Gi-Oh!", publicado em 2021 pela Northern Illinois University. Um dos pontos de análise, como o próprio nome do estudo indica, é a sociabilidade criada a partir das comunidades de jogadores. Pessoas se conhecem e viram amigas por conta dos jogos.
"Na minha cidade natal, por exemplo, tinha um Gameshop [rede de lojas especializada em vender jogos, consoles e acessórios para videogames] que era um ponto de encontro da comunidade. As famílias tinham o costume de levar as crianças para jogar Pokémon", recorda.
Willian Vlad, gestor de eventos na Dominaria, loja de Fortaleza, localizada no bairro Benfica, especializada em jogos de tabuleiro e de cartas, destaca que "o fator social é muito presente dentro dos Card Games. É necessário, na verdade. A todo momento você vai estar se relacionando com outras pessoas".
De acordo com ele, as comunidades também possuem um ecossistema próprio e funcionam de forma distinta, a depender do jogo. "Até porque cada Card Game tem uma proposta diferente que acaba atingindo públicos diferentes".
Onde jogar em Fortaleza?
Dominaria
Cards & Games
Endereço: R. Juvenal Galeno, 512 - Benfica, Fortaleza
Funcionamento:
segunda a domingo
Horário: das 10h às 20h de segunda a sexta e das 8h às 10h nos sábados e domingos
Telefone: (85) 3253-3940
Balboa's
Hobby Games
Endereço: R. Maria Tomásia, 208 - Aldeota, Fortaleza
Funcionamento:
quarta a domingo
Horário: quarta e quinta das 15h às 21h, sexta e sábado das 15h às 22h e nos domingos às 15h às 20h
Telefone: (85) 3122-1429
Redzone Cards
e Games
Endereço: Av. Edilson Brasil Soares, 770 - Segundo piso, Sala 3 - Edson Queiroz, Fortaleza
Funcionamento:
quarta a sábado
Horário: das 14h às 20h30
Telefone: (85) 3085-2577
SpellCard
Endereço: Av. João Pessoa, 5834 - Piso 1 - Couto Fernandes, Fortaleza
Funcionamento:
quarta a domingo
Horário: quarta e quinta das 14h às 22h, sexta das 14h às 23h e sábado e domingo das 10h às 19h
Telefone: (85) 9 9609-5882
Taverna
do Dragão
Endereço: R. 112, 110 -
Timbo, Maracanaú
Funcionamento:
sexta a domingo
Horário: sexta das 15h às 19h e sábado e domingo das 15h às 18h
Telefone: (85) 9 9674-3280
HackCards
&Games
Endereço: Shopping Iandê - Av. Carlos Jereissati, 750 - lojas 67,68 -
Jereissati I, Maracanaú
Funcionamento:
segunda a sábado
Horário: segunda a sábado
Telefone: (85) 9 8788-8508