O próximo dia 12 de maio, em comemoração ao Dia das Mães, traz a expectativa de um cenário feliz, além do público materno, para os comerciantes de Fortaleza.
As previsões indicam que a data comemorativa movimentará R$ 393 milhões na economia da capital cearense.
Essa projeção garante ao período de vendas a posição de segundo mais importante para o comércio de Fortaleza, movimentando diversos segmentos relevantes para a atividade varejista.
Com isso, o acréscimo neste ano é de 11,3% no potencial de faturamento ante igual período do ano anterior.
A projeção é de que o gasto médio por presente seja R$ 265, com a maior parcela dos entrevistados na intenção de pagar as compras à vista (55,8%), ou cartão de crédito (41,9%).
As informações são de prospecção trazida pela pesquisa sobre o Potencial de Consumo do Fortalezense para o Dia das Mães, conduzida pela Fecomércio Ceará, por meio do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), divulgada nesta terça-feira, 30 de abril.
Segundo o levantamento, mais da metade dos entrevistados (53,6%) planeja fazer compras para a ocasião.
Além disso, a intenção de celebração também é elevada, indicando que 54,5% dos entrevistados planejam comemorar a data.
A maioria (73,2%) pretende realizar a comemoração em casa com familiares e amigos, expressando forte valorização do ambiente familiar.
Isso sugere uma abertura de oportunidades para empreendimentos de decoração e alimentos para celebrações caseiras.
Entre os produtos mais citados para compra estão os artigos de vestuário e acessórios (41,7%) e itens de perfumaria e cosméticos (37,7%).
Em seguida, 11,6% mencionam calçados (tênis, sandália, sapato), chocolates, doces, bombons (9,4%), flores (6,3%) e eletroportáteis (6,0%).
Dos locais mais procurados, os shopping centers contam com a escolha de 42,3% dos entrevistados para realizar a compra.
Logo depois, as lojas de rua e galerias comerciais são citadas por 25,6% e os centros comerciais por 21,4% do público pesquisado.
A grande maioria dos entrevistados (50,6%), não tem preferência por um dia específico na semana em que intenciona comprar os presentes.
No entanto, o maior fluxo de pessoas em busca de presentes será aos fins de semana. Outra parte dos consumidores cogitam fazer as compras aos sábados (28,8%), seguidos por sexta-feira (7,6%) e domingo (7,2%).
Fonte: IPDC/Fecomércio-CE