Logo O POVO+
Além do CNU, veja os concursos adiados após inundações no Rio Grande do Sul
Farol

Além do CNU, veja os concursos adiados após inundações no Rio Grande do Sul

Pelo menos outros quatro certames nacionais tiveram a data da prova suspensa; veja previsões e novas datas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Concurso unificado: as provas foram adiadas após as inundações no Rio Grande do Sul (Foto: © Arte/EBC)
Foto: © Arte/EBC Concurso unificado: as provas foram adiadas após as inundações no Rio Grande do Sul

O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que seria realizado no dia 5 de maio, não foi o único processo seletivo adiado em razão das inundações no Rio Grande do Sul.

Pelo menos outros quatro certames nacionais tiveram a data da prova suspensa temporariamente

Vale lembrar que o CPNU é o edital com o maior número de candidatos já realizado no País. O adiamento dele ocorreu dois dias antes da data marcada para a realização dos exames.

Em todo o Brasil, serão 3.665 locais de aplicação e 75.730 salas. Além disso, há 2,144 milhões de candidatos inscritos no processo seletivo, que disputarão 6.640 vagas oferecidas por 21 órgãos públicos federais.

Veja abaixo os outros concursos de âmbito nacional adiados:

Concurso do Banco Central é adiado após enchentes no RS

Em razão da situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul, o Banco Central decidiu adiar a data do concurso público para a contratação de 100 novos servidores.

O certame seria realizado no dia 19 de maio e ainda não há definição sobre nova data.

Segundo o BC, será necessário aguardar a normalização das condições em Porto Alegre, onde as provas serão aplicadas.

A autoridade monetária informou ainda que o concurso conta com 1.100 inscritos no Rio Grande do Sul, o que equivale a cerca de 3% dos mais de 38 mil candidatos.

"O adiamento não trará nenhum impacto financeiro para o Banco Central", complementou a instituição. 

Concurso do Inmetro é adiado após tragédia no RS

Sem data divulgada para a realização, a suspensão temporária das provas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) também se deu porque a cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, é uma das localidades de realização de provas.

"Diante da calamidade recém-instaurada, e dada a impossibilidade de aplicação dos exames neste momento na região afetada, fez-se imperiosa a decisão pelo adiamento das fases do certame. As novas datas serão oportunamente divulgadas”, diz o órgão em nota.

As provas objetivas são para os cargos de Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade e Analista Executivo em Metrologia e Qualidade e estavam previstas originalmente para o próximo domingo, 12 de maio, Dia das Mães.

Marinha Fuzileiros Navais já tem nova data para a prova após inundações no RS

A Marinha do Brasil decidiu adiar a prova do concurso de admissão para o curso de fuzileiros navais 2025, que estava marcada para a terça-feira, 7 de maio. 

A nova data de realização será o dia 21 de maio, também em uma terça-feira. 

A decisão também foi tomada em razão da calamidade pública no Rio Grande do Sul, que foi afetado por fortes chuvas.

“Todos os candidatos no País precisam ter iguais oportunidades”, afirma o comando do curso de formação de fuzileiros navais, em nota à imprensa.

De acordo com o comunicado, o objetivo do adiamento é dar isonomia a todos os candidatos no território nacional, já que, neste momento, o acesso aos locais de prova no Rio Grande do Sul está dificultado.

E, em caso de dúvidas, a Marinha orienta os candidatos a procurar os órgãos executores de seleção, relacionados no edital.

“A Marinha do Brasil se solidariza com o povo riograndense e agradece a compreensão de todos os candidatos neste momento tão delicado para o Estado do Rio Grande do Sul”, informa a nota.

Comissão de Valores Mobiliários comunica adiamento das provas

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Fundação Getulio Vargas (FGV) comunicaram o adiamento das provas que estavam marcadas para o dia 26 de maio. A nova data prevista é 23 de junho deste ano.

A decisão veio em razão das fortes chuvas que inundaram o Rio Grande do Sul e da situação de calamidade pública reconhecida pelo Governo Federal.

Para esclarecer, os horários do certame permanecem os mesmos anunciados no edital anteriormente.

Concursos em análise para adiamento

Além dos concursos de âmbito nacional adiados, há ainda aqueles com avaliação de suspensão. São eles:

  • Caixa Econômica Federal: A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) fez o pedido de adiamento das provas previstas para o dia 26 de maio
  • Agência Nacional de Telecomunicações: Este concurso da Anatel está em avaliação de viabilidade. Até então as avaliações estão previstas para 26 de maio
  • Secretaria do Tesouro Nacional: A comissão do certame analisa a possibilidade de adiamento do exame, que tem provas marcadas para o dia 2 de junho

Enem dos concursos: saiba como deve funcionar e a média salarial para as vagas

Mais notícias de Economia

O que você achou desse conteúdo?