Logo O POVO+
Cavalo Caramelo é resgatado de telhado de casa
Farol

Cavalo Caramelo é resgatado de telhado de casa

| Rio Grande do Sul | Ele foi sedado pelos militares e, em seguida, colocado em um bote. Brasil se comoveu com a situação do animal
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
ANIMAL ficou quatro dias ilhado e foi resgatado por bombeiros (Foto: Divulgação Corpo de Bombeiros RS)
Foto: Divulgação Corpo de Bombeiros RS ANIMAL ficou quatro dias ilhado e foi resgatado por bombeiros

Um cavalo ilhado por quatro dias em meio às enchentes que atingem o Rio Grande do Sul foi resgatado ontem por homens do Corpo de Bombeiros Militar de São Paulo. O animal foi sedado pelos militares e, em seguida, colocado em um bote. A situação do cavalo, que permanecia de pé sobre o telhado de uma casa rodeada por água no município de Canoas, gerou comoção nas redes sociais.

De acordo com o Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD), mais de 2 mil animais foram resgatados desde o início das enchentes registradas no Sul do país, no fim de abril. Além do cavalo, batizado nas redes sociais de Caramelo, foram resgatados ainda cachorros, gatos, galinhas e porcos. A logística não é simples e mobiliza diversos profissionais.

"O resgate é uma etapa importante, mas não é a única. É necessário que haja uma organização após o resgate em cenários de desastres, até que os animais sejam abrigados ou entregues às suas famílias", detalhou o grupo nas redes sociais.

O post mostra os animais passando por uma triagem inicial, já que foram expostos a longos períodos de jejum e ao risco de hipotermia.

Além de voluntários para dar continuidade às operações, a entidade precisa de doações para oferecer melhores condições aos animais já resgatados. Os itens de maior urgência incluem casinhas e caminhas, em razão do frio, e medicações antipulga. O grupo pede ainda vacinas para cães e leitores de microchip animal.

"Os resgates não param, a previsão do tempo não é boa e estamos estendendo nossos braços para além do que podemos alcançar. Isso porque contamos com a nossa rede de apoio que sempre nos ajuda a ir adiante", postou o grupo nas redes sociais. Para quem quiser ajudar, o GRAD disponibilizou a seguinte chave Pix: 54.465.282/0001-21. (Agência Brasil)

LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO NESTA EDIÇÃO NA EDITOIA FAROL, NA PÁGINA 4; E NA ECONOMIA, PÁGINA 12

O que você achou desse conteúdo?