Foto: Divulgação/BYD
Lançamento do novo BYD Song Pro
*Enviado a São Paulo
O BYD Song Pro, novo híbrido da montadora chinesa no Brasil, chega ao mercado com a maior autonomia de bateria entre os SUVs do mesmo segmento. Segundo a fabricante, o carro é capaz de rodar até 110 km sem gasolina se estiver completamente carregado. O POVO testou o modelo em São Paulo, num percurso urbano de aproximadamente 4 km.
O trajeto por dentro da cidade, entre a arena Allianz Parque e o estádio Pacaembu, não possibilitou o teste pleno de potência devido aos limites de velocidade das vias públicas. Na maioria delas, a aceleração máxima permitida não era maior que 50 km/h. Segundo a BYD, a versão topo de linha (Song Pro GL), testada pelo O POVO, atinge 100 km/h em 7,9 segundos.
Durante o percurso, duas coisas não passaram despercebidas: o motor silencioso e a direção estável. Com os vidros completamente fechados, é quase imperceptível qualquer ruído externo, ainda que o veículo esteja passando por trechos com pista irregular. Aliás, mesmo nos trechos esburacados, o condutor não sente tantas vibrações ao volante ou no espaço interno do carro.
A experiência de dirigibilidade também fica melhor com a possibilidade de ajuste elétrico no banco do motorista, funcionalidade que facilita a ergonomia veicular. Contudo, esse atributo está disponível apenas na versão topo de linha. No banco do passageiro, a regulagem é manual.
Por dentro do Song Pro
O espaço interno é confortável e no padrão premium, a começar pelo painel, que possui uma faixa em preto diamantado e outra soft touch conectando o câmbio com o console central, posicionado em relevo médio, na altura do joelho do motorista, o que gera a sensação de que os comandos ao redor do câmbio estão à mão do condutor.
A central multimídia tem 12,8” e boa resolução de imagem, com conectividade para os sistemas Android Auto e Apple Carplay. Mantendo a tradição dos SUVs da BYD, a tela é giratória, podendo se posicionar na vertical ou horizontal. Para isso, basta acionar o botão disponível no volante.
Bancos passageiros
Crédito: Divulgação/BYD
Traseira do Song Pro
Crédito: Divulgação/BYD
Volante, acessórios e painel do Song Pro da BYD
Crédito: Divulgação/BYD
Porta-malas do novo BYD Song Pro
Crédito: Divulgação/BYD
Assistência ao condutor
No quesito segurança, o carro traz recursos característicos dos SUVs médios no Brasil, como o Sistema de Direção Assistida Elétrica (C-EPS), Freios ABS, Controle de Tração, Assistência de Partida em Rampas (HHC), Função de Frenagem Confortável, Controle de Cruzeiro (CC), Monitoramento de Pressão dos Pneus (TPMS) e Controle Eletrônico de Estabilidade (VDC).
Faltaram, contudo, alguns recursos facilmente encontrados nos modelos da mesma categoria, como o assistente de ponto cego, frenagem de emergência e correção de faixa.
Consumo
Em relação ao consumo de combustível, a chinesa afirma que o carro roda 22,7 km/l com gasolina e pode circular até 110 km com o tanque vazio, apenas no modo elétrico. De acordo com a montadora, a autonomia da bateria é a maior entre os híbridos plug-in disponíveis no mercado brasileiro. Com o tanque cheio e a bateria 100% carregada, a autonomia chega a 1.100 km, conforme divulgou a fabricante.
A durabilidade da bateria dos rivais é inferior: o Jeep Compass híbrido, por exemplo, circula no máximo 44 km. Com a vantagem na eficiência elétrica, o Song Pro se firma como o híbrido plug-in mais elétrico do Brasil.
Produção nacional
O novo modelo chega ao mercado para ampliar o line-up de híbridos da fabricante chinesa no Brasil, que já conta com o BYD King e o BYD Song Plus no portfólio. O Song Pro, no entanto, carrega assinatura brasileira própria. Ele será o primeiro híbrido plug-in fabricado no Brasil, na fábrica de Camaçari, na Bahia, prevista para iniciar a operação até o começo de 2025.
Cores e preços
O BYD Song Pro está disponível nas cores Branco, Cinza e Azul. A garantia do veículo é de seis anos, sem limite de quilometragem. A bateria Blade contará com garantia de oito anos, sem limite de quilometragem.
O preço da versão de entrada, a Pro GL, é R$ 189.800. Já a topo de linha (Pro GS) custa R$ 199.800. Os valores, no entanto, são promocionais, válidos somente para as primeiras 3 mil unidades importadas. A montadora não revelou se haverá ajuste de preço após a venda do primeiro lote.
Ficha técnica BYD Song Pro GS
Tipo de energia: Híbrido Plug-in
Comprimento (mm): 4738
Largura (mm): 1860
Altura (mm): 1710
Entre-eixos (mm): 2712
Raio de giro (m): 5,8
Distância do solo (mm) (em ordem de marcha): 156
Volume do porta-malas (l): 520
Tamanho do tanque de combustível (l): 52
Pneus: 225/60R18
Suspensão dianteira: McPherson
Suspensão traseira: Multi-link
Freio dianteiro: freio a disco ventilado
Freio traseiro: freio a disco
Tração: Dianteira
Motor elétrico: Potência máxima (cv): 197
Torque máximo (N.m): 300
Motor à combustão: Potência máxima (cv): 98
Potência combinada (cv): 235
Aceleração 0-100 km (s) Velocidade máxima (km): 7,9
Consumo energético (MJ/km): 0,56
Tipo de bateria: Blade (LFP)
Capacidade da bateria (kWh): 13,8
Autonomia elétrica NEDC (km): 110
Forma de carregamento + potência (kW): Carregamento AC (até 6,6)
Faróis dianteiros de LED: sim
Faróis de neblina traseiros: sim
Ajuste manual da altura do farol: sim
Faróis automáticos (acendimento automático): sim
Função "Follow Me Home": sim
Luzes diurnas LED: sim
Luz de placa traseira: sim
Lanterna traseira LED: sim
Painel de instrumentos de 8,8" em LCD: sim
Volante multifuncional: sim
Carregamento sem fio para celular: sim
Tomada 12V: sim
Bancos com revestimento premium sustentável: sim
Bancos traseiros bi-partidos rebatíveis: sim
Ajuste elétrico do banco do motorista em 6 direções: sim
Sistema ISOFIX de fixação de cadeira infantil: sim
Sistema de direção assistida elétrica (C-EPS): sim
Freios ABS: sim
Controle de tração: sim
Sistema de distribuição eletrônica da força de frenagem: sim
Assistência de partida em rampas: sim
Song Pro DM-i GL: sim
Função de frenagem confortável: sim
Controle de cruzeiro: sim
Freio de estacionamento eletrônico: sim
Sistema direto de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS): sim
Controle eletrônico de estabilidade (VDC): sim
Sensor de estacionamento dianteiro com 2 radares: sim
Sensor de estacionamento traseiro com 4 radares: sim
Chave presencial: sim
Ajuste da coluna de direção manual em 4 direções: sim
Airbag frontal do motorista: sim
Airbag frontal do passageiro: sim
Airbags laterais dianteiras: sim
Airbags de cortina lateral (dianteira e traseira): sim
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionamento e limitação de força: sim
Aviso sonoro de cinto de segurança do motorista não afivelado: sim
Aviso sonoro de cinto de segurança do passageiro não afivelado: sim
Aviso de cinto de segurança traseiro não afivelado: sim
Desbloqueio elétrico da tampa do tanque de combustível: sim
Desbloqueio elétrico do porta-malas: sim
Abertura elétrica do porta-malas: sim
Limpador de parabrisa intermitente: sim
Desembaçador elétrico do vidro traseiro: sim
Ajuste elétrico dos espelhos retrovisores: sim
Espelho retrovisor com desembaçador: sim
Rebatimento elétrico dos retrovisores: sim
Tela flutuante rotativa (pol): sim
Câmera 360 graus: sim
Compatibilidade com cartão NFC*: sim
Sistema DiLink: sim
Atualização remota por OTA (Over-the-Air): sim
Pacote de tráfego 4G: sim
GPS integrado: sim
Conexão e espelhamento Apple CarPlay e Android: sim
Comandos de voz: sim
Sistema de som: 6 alto-falantes
Entrada USB: sim
Zonas de ar-condicionado: 2
Saída de ar para o banco traseiro: sim
Filtro de ar PM2.5: sim
Ficha técnica BYD Song Pro GL
Tipo de energia: Híbrido Plug-in
Comprimento (mm): 4738
Largura (mm): 1860
Altura (mm): 1710
Entre-eixos (mm): 2712
Raio de giro (m): 5,8
Distância do solo (mm) (em ordem de marcha): 156
Volume do porta-malas (l): 520
Tamanho do tanque de combustível (l): 52
Pneus: 225/60R18
Suspensão dianteira: McPherson
Suspensão traseira: Multi-link
Freio dianteiro: freio a disco ventilado
Freio traseiro: freio a disco
Tração: Dianteira
Motor elétrico: Potência máxima (cv): 197
Torque máximo (N.m): 300
Motor à combustão: Potência máxima (cv): 98
Potência combinada (cv): 223
Aceleração 0-100 km (s) Velocidade máxima (km): 8,3
Consumo energético (MJ/km): 0,59
Tipo de bateria: Blade (LFP)
Capacidade da bateria (kWh): 12,9
Autonomia elétrica NEDC (km): 71
Forma de carregamento + potência (kW): Carregamento AC (até 6,6)
Faróis dianteiros de LED: sim
Faróis de neblina traseiros: sim
Ajuste manual da altura do farol: sim
Faróis automáticos (acendimento automático): sim
Função "Follow Me Home": sim
Luzes diurnas LED: sim
Luz de placa traseira: sim
Lanterna traseira LED: sim
Painel de instrumentos de 8,8" em LCD: sim
Volante multifuncional: sim
Carregamento sem fio para celular: não
Tomada 12V: sim
Bancos com revestimento premium sustentável: sim
Bancos traseiros bi-partidos rebatíveis: sim
Ajuste elétrico do banco do motorista em 6 direções: não
Sistema ISOFIX de fixação de cadeira infantil: sim
Sistema de direção assistida elétrica (C-EPS): sim
Freios ABS: sim
Controle de tração: sim
Sistema de distribuição eletrônica da força de frenagem: sim
Assistência de partida em rampas: sim
Song Pro DM-i GL: sim
Função de frenagem confortável: sim
Controle de cruzeiro: sim
Freio de estacionamento eletrônico: sim
Sistema direto de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS): sim
Controle eletrônico de estabilidade (VDC): sim
Sensor de estacionamento dianteiro com 2 radares: sim
Sensor de estacionamento traseiro com 4 radares: sim
Chave presencial: sim
Ajuste da coluna de direção manual em 4 direções: sim
Airbag frontal do motorista: sim
Airbag frontal do passageiro: sim
Airbags laterais dianteiras: sim
Airbags de cortina lateral (dianteira e traseira): sim
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionamento e limitação de força: sim
Aviso sonoro de cinto de segurança do motorista não afivelado: sim
Aviso sonoro de cinto de segurança do passageiro não afivelado: sim
Aviso de cinto de segurança traseiro não afivelado: sim
Desbloqueio elétrico da tampa do tanque de combustível: sim
Desbloqueio elétrico do porta-malas: sim
Abertura elétrica do porta-malas: sim
Limpador de parabrisa intermitente: sim
Desembaçador elétrico do vidro traseiro: sim
Ajuste elétrico dos espelhos retrovisores: sim
Espelho retrovisor com desembaçador: sim
Rebatimento elétrico dos retrovisores: sim
Tela flutuante rotativa (pol): sim
Câmera 360 graus: sim
Compatibilidade com cartão NFC*: sim
Sistema DiLink: sim
Atualização remota por OTA (Over-the-Air): sim
Pacote de tráfego 4G: sim
GPS integrado: sim
Conexão e espelhamento Apple CarPlay e Android: sim
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.