Logo O POVO+
Cantor Leonardo tem o nome incluído em lista suja
Farol

Cantor Leonardo tem o nome incluído em lista suja

| trabalho escravo | Cantor afirmou que área objeto da ação estava arrendada para terceiros
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Cantor Leonardo diz que não faz show se dinheiro vier retirado da área da saúde (Foto: Reprodução/Instagram)
Foto: Reprodução/Instagram Cantor Leonardo diz que não faz show se dinheiro vier retirado da área da saúde

O nome do cantor sertanejo Leonardo foi incluído, ontem, 7, na "lista suja" do governo federal de empregadores que submeteram trabalhadores a condições análogas à escravidão. Emival Eterno da Costa, o nome civil do artista, é relacionado com uma operação do Ministério do Trabalho e Emprego que, em novembro de 2023, resgatou seis pessoas em situação considerada degradante na fazenda Talismã, em Jussara, no interior de Goiás.

O cantor usou seu perfil no Instagram para dizer em vídeo que a área objeto da ação do Ministério Público do Trabalho (MPT) estava arrendada para terceiros e que ele não tinha responsabilidade pelos trabalhadores. "Fiquei surpreso e muito triste", disse. "Não conheço quem os colocou naquelas casinhas e, do meu coração, eu jamais faria isso."

O cantor defendeu sua idoneidade e disse que há um "equívoco muito grande". "Eu não me misturo nessa lista aí que eles fizeram de trabalho escravo", afirmou no vídeo. A reportagem não conseguiu contato com a defesa do cantor.

A inclusão do nome do cantor ocorreu em uma atualização que a Secretaria de Inspeção do Trabalho, órgão do ministério, fez na lista, incluindo 176 novos nomes de pessoas físicas ou jurídicas.

Em nota, André Roston, coordenador-geral de fiscalização para erradicação do trabalho análogo ao de escravo e tráfico de pessoas do MTE, diz que "a atualização reforça o compromisso do Estado com a transparência e a conscientização da sociedade sobre essa grave violação de direitos humanos". (Agência Estado)

O que você achou desse conteúdo?