Logo O POVO+
FDR celebra cultura cearense com prêmio literário
Farol

FDR celebra cultura cearense com prêmio literário

|Letras e Livros| 5ª edição do Palco Vida&Arte foi marcada pelo primeiro Prêmio Literário Demócrito Rocha, que já chega como novo marco da cultura
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
5ª EDIÇÃO do Palco Vida&Arte reuniu escritores na sede do O POVO (Foto: AURÉLIO ALVES)
Foto: AURÉLIO ALVES 5ª EDIÇÃO do Palco Vida&Arte reuniu escritores na sede do O POVO

Os jardins do endereço de número 282 da Avenida Aguanambi, sede do Grupo de Comunicação O POVO, foram palco de uma noite de amor à literatura. Ontem, 12, a 5ª edição do Palco Vida&Arte foi marcada pela entrega do primeiro Prêmio Literário Demócrito Rocha, ação do projeto Letras e Livros que já chega como novo marco da cultura cearense.

A premiação evidenciou a produção de escritores cearenses ou radicados no Ceará nos gêneros Ensaio Social (pesquisa), Prosa de Ficção (romance, livro de contos ou livro de crônicas) e Poesia (livro de poemas).

A noite de comemoração começou com apresentações de grupos populares como o Tambor das Marias, celebração da cultura ancestral por meio do Tambor de Crioula, e o grupo de dança indígena Cunhã Itapeva, que usou seus movimentos também para militar também a favor da demarcação de terras indígenas.

Thamyres de Souza, Lúcio Flávio Gondim e Cícero Emerson do Nascimento Cardoso foram contemplados com as honrarias nas categorias Ensaio Socia, Prosa de Ficção e Poesia, respectivamente. "Que a gente saia daqui com muita vontade de ler, porque precisamos tornar o número de leitores proporcional ao de escritores, eventos literários e livros", celebrou Lúcio Flávio ao receber o prêmio.

Foram 51 inscritos no total, com obras autorais que trouxeram conteúdos voltados para a cultura popular, literatura de cordel, histórias orais e escritas de comunidades indígenas, afro-brasileira, quilombolas e ciganas.

O primeiro Prêmio Literário da Fundação Demócrito Rocha contou com apoio cultural da Enel Ceará e institucional da Secretaria da Cultura do Ceará, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

"Iniciativas como essa são fundamentais para dinamizar, garantir visibilidade e valorização. Estamos nos preparativos para a Bienal do Livro do Ceará, então para nós é uma alegria muito grande poder ter mais esse prêmio literário que se soma às estratégias de valorização da literatura no Ceará", destacou Luísa Cela, secretária de Cultura do Estado.

O que você achou desse conteúdo?