Logo O POVO+
Mais de 170 canetas emagrecedoras são apreendidas em carga de Miami para Fortaleza
Farol

Mais de 170 canetas emagrecedoras são apreendidas em carga de Miami para Fortaleza

Carga vinha de Miami com destino à Capital e foi avaliada em R$ 600 mil. Material foi apreendido pela Receita Federal e entregue à Anvisa
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Canetas emagrecedoras foram entregues à Anvisa (Foto: Divulgação/Receita Federal)
Foto: Divulgação/Receita Federal Canetas emagrecedoras foram entregues à Anvisa

A Receita Federal apreendeu 176 canetas de mounjaro — emagrecedor utilizado contra obesidade e que trata diabetes —  camufladas dentro de material de pesca na manhã desta segunda-feira, 6, em Fortaleza. A carga vinha de Miami com destino à Capital. O material apreendido foi avaliado em R$ 600 mil.

A mercadoria foi confiscada pela equipe de fiscalização da Divisão de Vigilância e Repressão da Receita Federal que identificou a carga. Ao abrir o material, foi constatado que havia o medicamento para emagrecimento.

De acordo com a Receita Federal, o Mounjaro é um emagrecedor à base de Tirzepatida utilizado no tratamento de diabetes, sendo regulamentado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) somente para importação por pessoas físicas mediante receita médica.

A importação do medicamento por pessoas jurídicas e a comercialização dentro do mercado brasileiro é proibida. A mercadoria apreendida foi entregue à Anvisa, que conduzirá os procedimentos administrativos e, posteriormente, o Ministério Público Federal (MPF) irá realizar as investigações.

O que você achou desse conteúdo?