Logo O POVO+
Cearense M. Dias Branco anuncia fechamento de fábrica no interior paulista
Farol

Cearense M. Dias Branco anuncia fechamento de fábrica no interior paulista

Empresa desativou unidade em Lençóis Paulistas que contava com 480 trabalhadores. Último balanço da companhia já havia apontado 850 demissões no 3º trimestre de 2024
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Grupo M. Dias Branco conta com 22 indústrias no País, além de 29 filiais comerciais (Foto: Samuel Setubal)
Foto: Samuel Setubal Grupo M. Dias Branco conta com 22 indústrias no País, além de 29 filiais comerciais

A M. Dias Branco, empresa cearense com sede no Eusébio e maior fabricante de massas e biscoitos do Brasil, anunciou a desativação da unidade que tinha em Lençóis Paulistas, no Interior de São Paulo, com a consequente demissão de 480 colaboradores.

Em novembro do ano passado, O POVO já havia noticiado a demissão de 850 colaboradores da companhia e a renúncia de três membros do Conselho de Administração, em meio à apresentação de resultados considerados pela empresa como “aquém do potencial”, com o lucro líquido da companhia passando de R$ 259 milhões no 3º trimestre de 2023 para R$ 124,7 milhões no 3º trimestre de 2024.

Agora, em nota à imprensa, a M. Dias Branco afirmou que “a companhia segue investindo em novas tecnologias e modernizando suas unidades industriais e, como parte desse processo, as atividades de produção da fábrica de Lençóis Paulista será transferida para outras unidades, garantindo maior eficiência operacional, redução de custos e agilidade na entrega dos produtos, aumentando sua competitividade no mercado".

A unidade de Lençóis Paulista produzia, desde 2023, produtos da marca Vitarella e havia sido adquirida há pouco mais de 20 anos. No comunicado, a M. Dias Branco disse que, apesar do encerramento das operações dessa fábrica, em particular, seguirá investindo na região interiorana de São Paulo.

Sobre os trabalhadores demitidos a M. Dias Branco pontuou em sua nota à imprensa que “negociou com o sindicato e foi aprovada pela assembleia de empregados a disponibilização de um pacote de benefícios adicional às verbas rescisórias trabalhistas legalmente previstas, incluindo capacitação".

A empresa conta com 22 indústrias e 29 filiais comerciais no Brasil, contando com 17 mil funcionários em suas operações. Além da Vitarella, a M. Dias Branco é dona das marcas Fortaleza, Richester, Piraquê, Adria, Isabela, Frontera, Fit Food e Jasmine Alimentos.

O prefeito de Lençóis Paulista, André Paccola Sasso (PP) disse ter ficado “muito triste” com o fechamento da fábrica. “Temos a preocupação e a responsabilidade em oferecer todo o suporte para as pessoas que serão dispensadas”, pontuou.

“São colaboradores extremamente qualificados. Lençóis Paulista vive um bom momento, com a chegada de novos empreendimentos, e tenho certeza de que essas pessoas rapidamente encontrarão uma recolocação”, ressaltou.

A prefeitura daquele município chegou a elaborar um manual com orientações para os funcionários dispensados e há expectativa de realocação de parte dos profissionais demitidos em outras unidades do Grupo M. Dias Branco. (Colaborou Ana Luiza Serrão)

Tenha acesso a mais conteúdo em nossos canais!

Mais notícias de Economia

O que você achou desse conteúdo?