Logo O POVO+
'Ainda Estou Aqui' vence prêmio no Festival de Cinema de Palm Springs
Farol

'Ainda Estou Aqui' vence prêmio no Festival de Cinema de Palm Springs

Longa ganhou como melhor filme internacional. Produção, que é a escolhida para representar o Brasil no Oscar, já conquistou diversos prêmios; confira
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Ainda Estou Aqui ganhou como melhor filme internacional no Festival de Cinema de Palm Springs (Foto: RT Feautures/Divulgação)
Foto: RT Feautures/Divulgação Ainda Estou Aqui ganhou como melhor filme internacional no Festival de Cinema de Palm Springs

A lista de prêmios conquistados pelo filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” aumenta a cada dia. Desta vez, foi considerado o melhor longa-metragem internacional pelo júri no Festival de Cinema de Palm Springs, na Califórnia. Premiação ocorreu neste domingo, 12.

SAIBA MAIS SOBRE O FILME | "Ainda estou aqui": ficção e realidade da ditadura

“Evoca a gravidade da violência sem recorrer ao melodrama”, foi como o júri especializado elencou o filme dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres.

A justificativa ainda considerou que "Salles captura um momento crítico da história em detalhes escrupulosos e convincentes”.

ENTREVISTA COM FERNANDA TORRES | ‘Ainda Estou Aqui’ fura ‘bolha da esquerda’, diz Fernanda Torres

"Ainda Estou Aqui" vence prêmio: banca do Festival tem integrante brasileiro

A banca julgadora do Festival de Cinema de Palm Springs é composta por três críticos de cinema. Um deles, Marcelo Janot, é brasileiro.

Janot atua como crítico de cinema do jornal O Globo desde 2006. Também ministra regularmente cursos livres de cinema.

Os membros da banca são:

  • Brian D. Johnson: crítico de cinema canadense;
  • Marcelo Janot: crítico de cinema brasileiro;
  • Paola Casella: crítica de cinema italiana.

“Ainda Estou Aqui”: atuação de Fernanda Torres foi vitoriosa no Globo de Ouro

Fernanda Torres fez história e se tornou a primeira brasileira a ganhar o Globo de Ouro de Melhor Atriz na madrugada de 6 de janeiro pela sua atuação como Eunice Paiva em Ainda Estou Aqui.

Fernanda Torres competia com Angelina Jolie, Nicole Kidman, Tilda Swinton, Kate Winslet e Pamela Anderson entre as indicadas por filmes dramáticos.

Ao aceitar o prêmio, ela agradeceu ao diretor do longa, Walter Salles, e lembrou de sua mãe, a atriz Fernanda Montenegro, que também competiu na mesma categoria como protagonista de Central do Brasil.

“Ainda Estou Aqui”: filme integra listas de possíveis indicados ao Oscar 2025

A lista de prêmios de “Ainda Estou Aqui” é extensa. O filme ganhou categorias nos Festivais de Veneza, Vancouver, Mill Valley, Miami e Pessac.

Agora, a corrida é em direção ao Oscar. O filme foi escolhido para representar o Brasil, mas a lista de finalistas será disponibilizada apenas no dia 17 de janeiro.

Em 11 de fevereiro, começa a votação para os prêmios dentre os finalistas. O processo segue até o dia 19, quando ocorrerá a premiação.

Com BBC News Brasil

O que você achou desse conteúdo?