Mais de 43,6 mil cearenses cadastraram seus números de telefone na plataforma Não Me Perturbe no ano passado, segundo balanço realizado pela Conexis – o sindicato das empresas de telecomunicações.
Veja como cadastrar seu número no Não Me Perturbe abaixo.
O número representa um aumento de 162,6% sobre os 16,6 mil números adicionados ao Não Me Perturbe em 2023.
Ao todo, são 181.584 números com DDDs 088 e 085 na plataforma que busca, a partir do cadastro, evitar que ligações de telemarketing de empresas de telecom e de crédito consignado incomodem os usuários.
No País, 461.973 novos números foram incluídos na plataforma, o que representou um aumento de 4% em relação a 2023, com uma média de 38 mil novos números cadastrados mensalmente.
Entre os nove estados do Nordeste, segundo a Conexis, o Ceará apresenta a maior quantidade de números inscritos no Não Me Perturbe.
A colocação corresponde também ao tamanho do mercado de telecomunicações local, que é o terceiro da Região, atrás da Bahia e de Pernambuco. Veja o números cadastrados na plataforma por Estado:
"A plataforma é uma iniciativa de autorregulação das operadoras do setor para melhorar a relação com os consumidores e tem dado resultado, com queda nas reclamações de usuários", afirmou Marcos Ferrari, presidente da Conexis.
Ele cita a queda de 5% nas reclamações dos usuários de telecomunicações entre janeiro e novembro de 2024 junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para justificar a fala.
Ferrari ainda observou que a Não Me Perturbe bloqueia apenas ligações de telemarketing de empresas de telecom e crédito consignado. Outras chamadas de telemarketing, como planos de saúde, não sofrem bloqueio.
Os consumidores que quiserem cadastrar os números de telefones celular e/ou de fixo na plataforma Não Me Perturbe têm três opções:
Segundo a Conexis, o bloqueio acontece em até 30 dias após a inscrição do número em um desses canais.