A Latam Airlines Brasil confirmou que vai operar uma rota de voos diários entre Fortaleza e Juazeiro do Norte, na região do Cariri, a partir do dia 23 de junho. A frequência aérea durante todos os dias ocorrerá na alta temporada de verão até o mês de agosto.
Após o período, a variação das rotas deverá ir para quatro voos semanais, a depender da disponibilidade operacional. As aeronaves serão do tipo Airbus A320, com capacidade para cerca de 180 passageiros. Já as vendas iniciam no fim de fevereiro no site da companhia aérea.
Os voos são diretos, mas ligam-se ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, tanto na ida quanto na volta, conforme os detalhes abaixo.
Fortaleza a Juazeiro do Norte
Juazeiro do Norte a Fortaleza
A Latam dispõe de cerca de 200 voos no Aeroporto de Fortaleza, entre pousos e decolagens, por semana. Ela já opera as rotas Guarulhos e Juazeiro do Norte e Guarulhos e Jericoacoara, ambos com dez voos semanais.
O destino entre Fortaleza e Juazeiro foi anunciado junto ao novo voo entre a Capital e Lisboa, em Portugal, no dia 7, em encontro com o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), e o gerente de assuntos públicos da Latam Brasil, Eduardo Macedo.
Segundo Eduardo, a Latam Brasil está comprometida em seguir investindo no Estado, elevando a experiência de passageiros locais e contribuindo para o desenvolvimento econômico cearense e nordestino.
"Juazeiro do Norte, como centro comercial e de serviços, destaca-se por atrair milhares de visitantes anualmente, seja pelo turismo ou por atividades de negócios. Esta rota direta para Fortaleza facilitará o acesso à cidade, consolidando Juazeiro do Norte como um ponto logístico estratégico", detalhou.
O Executivo estadual confirmou subvenção econômica para a empresa para a operação Fortaleza-Juazeiro do Norte, cujo acordo ainda será assinado. Elmano ressaltou a importância do voo para o turismo religioso do Cariri.
O secretário do Turismo do Ceará, Eduardo Bismarck, informou à rádio O POVO CBN Cariri que o valor da subvenção chegará a R$ 35 por assento e R$ 6.150 por voo.
Fortaleza terá mais um voo internacional para Lisboa operado pela Latam Airlines Brasil, entre 7 de abril e 20 de outubro deste ano, durante a alta temporada.
Com destino à Europa, é a primeira rota da companhia partindo do Nordeste desde 2009. O Estado contabiliza 10 voos para Portugal, somando com a atuação da TAP.
Além das rotas, as partes discutiram as oportunidades futuras de investimentos da companhia no Estado.
A operação de Lisboa terá um voo por semana com 7h30min de duração média, às segundas-feiras, em aeronaves Boeing 787 (capacidade para 30 passageiros na cabine Premium Business, 57 na Economy+ e 213 na Economy).
A decolagem de Fortaleza sai às 6h15min (hora local do Brasil). No sentido inverso, partirá de Lisboa às 18h30min (hora local de Portugal).
A rota entre Juazeiro e Fortaleza funciona desde 1950 e estava prestes a ficar descoberta pela primeira vez na história, porque a Azul Linhas Aéreas anunciou o cancelamento do trajeto que faz, a partir do dia 10 de março.
Em agosto do ano passado, a Voepass, companhia que também operava um voo diário entre as duas cidades, deixou de ofertar a frequência após acidente aéreo em Vinhedo (SP).
A Azul, até então, era a única opção de ligação aérea entre o Interior e a Capital cearense.
Vale frisar que o governo ainda negocia com a Azul para manter o voo.
Agora, a falta de voo direto entre a capital cearense e Juazeiro do Norte se mantém até a retomada em junho pela Latam.
As operações serão realizadas pelo modelo de aeronave Airbus, que comporta média de 186 passageiros, e inclui as aeronaves A319, 320 e 321. Já a Azul utiliza o modelo ATR, que comporta 76 passageiros.
Atualmente, a Latam é a maior operadora do Aeroporto de Fortaleza, com cerca de 200 voos (pousos e decolagens) por semana na localidade.
Adicionalmente, opera as rotas Guarulhos-Juazeiro do Norte (10 voos por semana) e Guarulhos-Jericoacoara (10 voos por semana).
Durante a operação semanal da rota Fortaleza-Lisboa, a empresa vai operar dois voos semanais na rota Fortaleza-Miami e um voo semanal na rota Fortaleza-Santiago, inaugurada em 2024.
“A Latam tem consciência do papel desempenhado pela aviação no Brasil, especialmente em um estado tão importante como o Ceará. Por isso, estamos sempre atentos às oportunidades para expandir a oferta de assentos e de voos de forma sustentável, para fazer decolar o turismo e a economia do Nordeste”, comenta Eduardo Macedo, gerente de Assuntos Públicos da Latam Brasil.
*Com Beatriz Cavalcante