Foliões começaram a se despedir do Pré-Carnaval 2025 de Fortaleza nesse sábado, 22. Na Praia de Iracema, um dos polos de mais tradição, o cortejo de blocos
de forma intensa, com fantasias criativas e muito brilho, mas foi o público acima de 60 anos quem mais chamou a atenção
estiveram desfilando na Praia de Iracema neste sábado, 22.
neste sábado, 22. Família
A folia começou por volta das 17 horas nas proximidades da avenida Treze de Maio, no Meireles. As atrações ficaram a cargo dos blocos: Camaleões do Vila, Bonde Batuque, Baqueta Clube de Ritmistas e Unidos da Cachorra.
Todos os anos a funcionária pública aposentada, Dolores Nobre, 82, vem curtir os desfiles de Carnaval junto dos amigos, que ficam sentados na lateral da avenida observando a multidão passar.
Vestida com uma blusa de bloco e vários adereços, diz que o Pré é melhor do que o Carnaval na Cidade. Ela também aproveita o momento para sair um pouco da solidão: “É melhor do que ficar em casa, porque eu moro sozinha. Já sou viúva".
A idosa caminha ao lado da amiga, Walkiria Filizola, 67, que investiu em um figurino colorido para aproveitar a festa.
“Tá um pouco mais organizado [do que os outros anos] esse ano descentralizou, foi bem melhor", diz a aposentada, que mora há quarenta anos na Capital.
Juntos há quatro décadas, o casal Marino Correia, 70, e Ítala Iara, 58, curte a folia carnavalesca utilizando fantasias que, assim como eles, se complementam. Neste ano, o aposentado veio curtir os desfiles vestido de Charlie Chaplin e a aposentada de "Melindrosa". "Ela é a tampa da minha panela", diz.
Investindo em uma fantasia toda amarela e cheia de brilhos, o comerciante Francisco Tcheco, 70, conta que todos os anos vem curtir o pré-Carnaval. “Já é uma tradição. O Carnaval pra mim é o Pré”. “É o melhor de todos. São os dias que mais tem animação”.
Francisco revela que ele próprio confecciona as fantasias e a dos amigos também. “Minha referência são as escolas de samba do Rio de Janeiro. Todo ano tem uma referência diferente”.
O empresário, Eli Mário, 60, comenta que todos os anos vem curtir a folia do Pré-Carnaval. “Acredite, eu aprecio o Pré e o Carnaval fico em casa, no sítio”.
Acompanhada dos amigos e família, a fisioterapeuta Liana Barroso, 40, comenta que mesmo sendo natural da Capital alencarina, é a primeira vez que foi a um pré na Praia de Iracema.
“Tá ótimo, organizado, [e com] muitas famílias". Ela revela que gostou da experiência e pretende repetir.
Com informações da repórter Gabriela Almeida