A prefeita em exercício de Fortaleza, Gabriella Aguiar (PSD), teve nesta quarta-feira, 26, a primeira agenda ao lado do governador Elmano de Freitas (PT), enquanto chefe interina do Executivo Municipal. O encontro se deu durante o lançamento do Comitê Estadual de Negócios de Impacto (Ceni). Esteve presente ainda o secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado, Domingos Aguiar Filho, pai de Gabriella. Ela substitui o prefeito Evandro Leitão (PT), em viagem internacional até esta quinta-feira, 27.
A cerimônia contou também com a presença de representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), de lideranças do ecossistema de impacto, dentre outras autoridades. "A presença do MDIC reforça o compromisso com o desenvolvimento de Fortaleza e do Ceará. É um orgulho fazer parte dessa transformação!", destacou Gabriella Aguiar.
A proposta do Ceni é elevar o Estado do Ceará a um posto de referência quando o assunto for economia sustentável, visando, segundo o governo, sempre o ecossistema com desenvolvimento e preservação. Quando se trata de economia de impacto, o Comitê tem a função de incluir formas para um bom desempenho, monitorando e articulando junto a Estratégia Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto (Enimpacto).
O Comitê Estadual de Negócios de Impacto foi assinado e instituído no ano passado pelo governador Elmano de Freitas, quando assinou o planejamento. O equilíbrio entre os resultados financeiros, promovendo soluções para problemas sociais e ambientais, é um dos pilares para uma economia de impacto e o que pode deixar o estado entre os que mais se desenvolveram com iniciativas do Executivo.
Além do alinhamento com a Enimpacto, o Comitê será presidido por um representante da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), o que deixará, conforme destaca o Palácio da Abolição, mais sólido o planejamento para um equilíbrio no desenvolvimento ambiental do estado.