Logo O POVO+
Quinto voo com brasileiros repatriados chega ao Brasil hoje
Farol

Quinto voo com brasileiros repatriados chega ao Brasil hoje

O voo da Força Aérea Brasileira (FAB) pousa às 8h na capital cearense com 116 brasileiros
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
BRASILEIROS vêm em voo da FAB (Foto: JÚLIO CAESAR)
Foto: JÚLIO CAESAR BRASILEIROS vêm em voo da FAB

Mais um voo com 116 brasileiros repatriados desembarca em Fortaleza, na manhã desta sexta-feira, 28, em uma operação humanitária cumprindo uma determinação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O voo da Força Aérea Brasileira (FAB) pousa às 8h na capital cearense e segue para Belo Horizonte (MG), onde a chegada ao Aeroporto Internacional de Confins está prevista para as 15h. 

Já é o quinto voo com repatriados que chega ao Brasil, após a posse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sendo o terceiro que pousa na capital cearense.

Os repatriados devem receber atendimento inicial no Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM), em Fortaleza. Já em Confins, os brasileiros serão encaminhados para uma sala exclusiva com infraestrutura de apoio providenciada pelas concessionárias aeroportuárias Fraport Brasil e BH Airport.

A operação envolve diversos ministérios, incluindo os de Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Saúde (MS), Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Relações Exteriores (MRE), Defesa (MD) e Justiça e Segurança Pública (MJSP), além da Polícia Federal e governos estaduais.

Os brasileiros repatriados recebem alimentação, kits de higiene, atendimento de saúde e suporte psicossocial. Também têm acesso a orientações sobre direitos, encaminhamentos para serviços públicos e apoio logístico para chegar às suas cidades de origem. Em casos necessários, o governo oferece acolhimento temporário.

A capital cearense foi escolhida para evitar que os brasileiros percorram o território nacional algemados, além de encurtar a viagem.

Em nota, o MDHC afirma que a operação "reforça o compromisso do país em assegurar a dignidade e a proteção dos direitos humanos".

O que você achou desse conteúdo?