Logo O POVO+
Paixão de Cristo no Eusébio reúne 15 mil pessoas na 28ª edição
Farol

Paixão de Cristo no Eusébio reúne 15 mil pessoas na 28ª edição

Peça atrai espectadores de diversos locais do Estado e está entre as principais do Ceará; mais de 1900 pessoas estão envolvidas na produção do espetáculo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
ENCENAÇÃO da Paixão de Cristo no centro de Eusébio (Foto: FÁBIO LIMA)
Foto: FÁBIO LIMA ENCENAÇÃO da Paixão de Cristo no centro de Eusébio

Cerca de 15 mil pessoas se reuniram na noite desta sexta-feira, 28, para assistir a encenação da Paixão de Cristo em Eusébio, município da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), conforme estimativa da Prefeitura. A peça, que narra o sacrifício, morte e ressurreição da santidade cristã chega a 28° edição este ano e é um dos principais eventos da semana santa no Ceará.

LEIA MAIS | Procissão do Senhor Morto: fiéis contemplam a paixão de Cristo em caminhada com oração

Quem mora no município conta que assistir a Paixão já é tradição entre os moradores. Uma dessas espectadoras fieis é Sônia Ferreira, 44, que se diz impressionada com a apresentação desse ano.

“Essa apresentação desse ano superou todos os anos que já assisti. O coral então, como professora de música, está excelente, uma orquestra maravilhosa. O público está muito envolvido. Expectativa está bem maior do que os outros anos”, conta a educadora musical.

Ao todo, 1942 pessoas estão envolvidas no espetáculo, entre atores, músicos, auxiliares de palco e outras funções, recorde na história da exibição. Grande parte dessas são moradores do Eusébio, que durante a semana da Paixão, têm a oportunidade de mostrar seu talento para a arte.

LEIA TAMBÉM: Cães fantasiados de coelhos da Páscoa visitam crianças em hospital em Fortaleza

 

"É muito legar você ver que os atores são daqui, são personagens daqui. Inclusive meu filho participou no ano passado, foi um dos anjinhos. É uma coisa que movimenta a cidade inteira porque tem as pessoas que trabalham, os atores, as famílias vêm para poder ver, muito bom", comenta Rosiane Tavares, 35, natural de Aracoiaba e moradora do Eusébio há 25 anos.

Além dos eusebienses, a peça é composta também por pessoas de outros municípios, como Hemetério III, 46, teatrólogo natural de Fortaleza que participa da Paixão de Cristo do Eusébio há sete anos. Com vasta experiência no espetáculo, o também músico narra a felicidade de encarnar uma das histórias mais conhecidas da humanidade.

“Participar da Paixão de Cristo para mim é uma honra e felicidade, porque não é qualquer história. É a história de Deus. História do verbo divino que se encarnou entre a gente e fez essas maravilhas que existem hoje. É uma história que tem mensagem e tem um propósito para mudar a vida das pessoas”, conta o ator, que este ano interpreta Pôncio Pilatos.

O resultado visto no palco durante essa semana é fruto de quase quatro meses de ensaios, iniciados logo após a virada do ano, para fazer jus à tradição da Paixão na cidade.

Para os organizadores do evento, o sucesso da Paixão de Cristo na cidade representa não apenas o sucesso dos meses de ensaio, mas também a vontade das pessoas de ouvir a mensagem de devoção e amor ao próximo contada pela peça.

“É isso que é incrível. É a prova que o ser humano ele é sedento de amor. Esse propósito não é só pelo teatro, é um propósito muito maior pelo qual essas pessoas foram levantadas em algum momento. Falo de coração. É importante para as pessoas esses momento”, afirma o secretário da Cultura de Eusébio e diretor do evento, Tarcísio da Silva.

Antes do início da peça, gestores da cidade fizeram questão de lembrar a tradição do evento. Em discurso ao público, o chefe do executivo municipal Dr. Júnior (PRD), lembrou que a primeira edição do espetáculo foi movida por um pequeno grupo de teatro, e que hoje a festa reúne quase 2 mil membros.

“É muito esforço e muita dedicação de um grupo que começou pequeno, mas que com esforço e perseverança são 2 mil pessoas diretamente ligadas. Tem jovens, tem adultos, tem idosos com mais de 80 anos… tudo isso feito nesses quatro meses”, disse o prefeito.

Evento conta com acessibilidade para pessoas com TEA e cadeirantes

Visando maior acessibilidade, a Paixão de Cristo do Eusébio este ano conta com uma sala exclusiva para o público com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e demais quadros com sensibilidade ao som. O espaço, reforçado com vidros para abafar o barulho do espetáculo fica em frente ao palco, a fim de dar melhor visibilidade aos usuários.

Para o público cadeirante, foi preparada uma entrada exclusiva com rampas para facilitar o acesso às arquibancadas. Sônia, que estava acompanha de uma criança autista, destaca a importância de ações como essa para maior inclusão do público PcD.

"Tenho uma criança autista e ele está lá em cima. Como é um espaço fechado, para eles é bem melhor de ficar assistindo. Não tem tanto barulho... não incomoda tanto. Proposta foi ótima, superou as expectativas", comenta a moradora.

O controle da entrada e segurança do público está sendo feita por equipe destacada com 35 guardas municipais 16 agentes de trânsito, 26 policiais militares, oito seguranças particulares e 38 brigadistas. Até o momento, nenhuma ocorrência foi registrada.

Como assistir a Paixão de Cristo do Eusébio

Quem não pôde comparecer ao evento também pode assistí-lo online, através de live realizada pelo município. A transmissão está sendo feita no Youtube da Web TV da cidade e poderá ser assistida durante e após o fim do evento.

Confira transmissão da Paixão de Cristo do Eusébio

LEIA TAMBÉM: Paixão de Cristo em Fortaleza: veja celebrações nas igrejas hoje, 18

O que você achou desse conteúdo?