Logo O POVO+
Controle de meio-fio volta no Aeroporto de Fortaleza e cobrança por tempo será em 30 de abril
Farol

Controle de meio-fio volta no Aeroporto de Fortaleza e cobrança por tempo será em 30 de abril

O embarque e desembarque controlado por cancelas no Aeroporto de Fortaleza voltarão a ter cobrança de R$ 20 a cada 10 minutos excedidos no meio-fio. Antes desse período não há pagamento
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Área de embarque e desembarque com acesso de veículos no Aeroporto de Fortaleza
 (Foto: FERNANDA BARROS)
Foto: FERNANDA BARROS Área de embarque e desembarque com acesso de veículos no Aeroporto de Fortaleza

A Fraport, administradora do Aeroporto Internacional Pinto Martins, retomou nesta quarta-feira, 23 de abril, o controle de acesso ao meio-fio do equipamento em Fortaleza, e voltará com a cobrança para quem passar mais de 10 minutos no local a partir de 30 de abril.

Conforme nota da empresa, o uso de cancelas na entrada de carros nos locais de embarque e desembarque de passageiros visa organizar o fluxo dos veículos para essas operações.

“O acesso ao meio-fio permanece gratuito e, neste momento, não haverá cobrança aos usuários. O motorista deve retirar o ticket na cancela de entrada do aeroporto e guardá-lo para apresentação na cancela de saída, sem necessidade de validação ou pagamento”, alerta o comunicado.

A Fraport acrescenta que a partir do dia 30 de abril, na próxima quarta-feira, a operação será integralmente restabelecida, incluindo a reativação do modelo de cobrança aos usuários, mantendo os mesmos critérios e modelos vigentes anteriormente.

“A decisão sobre a retomada do controle de acesso tem como objetivo ampliar a segurança de motoristas e passageiros que circulam nas vias internas do aeroporto, além de inibir a prática ilegal de transportes clandestinos e contribuir com a ação de fiscalização dos órgãos de trânsito atuantes no meio-fio do Aeroporto Pinto Martins”, concluiu o comunicado.

Regras para acesso de veículos ao embarque e desembarque do Aeroporto de Fortaleza

O embarque e desembarque controlado por cancelas no Aeroporto de Fortaleza voltarão a ter cobrança de R$ 20 a cada 10 minutos excedidos no meio-fio. Antes desse período não há pagamento.

O sistema ficou inoperante em setembro de 2024 para avaliação de melhorias, conforme a concessionária do equipamento cearense. 

x
x Crédito: Marcelo Bloc/Especial para O POVO

Sem as cancelas em funcionamento, voltou no período a fiscalização do meio-fio tanto pela Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) e pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). Isso porque com a utilização do sistema esse tipo de monitoramento reduz.

Neste caso do meio-fio, inclusive, a empresa sempre ressaltou que foi e continuará sendo proibido estacionar no local, ou seja, os usuários devem utilizar apenas para embarque e desembarque.

Antes de parar, essa cobrança do meio-fio começou a ser realizada definitivamente pela Fraport em junho de 2023. No entanto, a medida foi alvo de embates durante meses entre os órgãos judiciais

Tenha acesso a mais conteúdo em nossos canais digitais!

Mais notícias de Economia

O que você achou desse conteúdo?