Logo O POVO+
Após 29 anos, Gregg Popovich deixa cargo de treinador do San Antonio Spurs
Farol

Após 29 anos, Gregg Popovich deixa cargo de treinador do San Antonio Spurs

Enfrentando problemas de saúde, o agora ex-treinador será o presidente de operações da equipe, enquanto o cargo de técnico é de Mitch Johnson
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Treinador Gregg Popovich passando instrução para os jogadores do San Antonio Spurs (Foto: reprodução/spurs no Instagram)
Foto: reprodução/spurs no Instagram Treinador Gregg Popovich passando instrução para os jogadores do San Antonio Spurs

Com cinco títulos em seis finais de NBA, o experiente técnico Gregg Popovich se aposenta como treinador após 29 temporadas no comando dos San Antonio Spurs. Aos 76 anos de idade, o treinador chegou a ser afastado de suas funções após sofrer um AVC e agora será o presidente de operações da franquia texana. Para o seu lugar, foi efetivado Mitch Johnson, auxiliar técnico da equipe desde 2019.

"Embora meu amor e paixão pelo esporte permaneçam, decidi que é hora de me aposentar como técnico principal. Sou eternamente grato aos maravilhosos jogadores, técnicos, comissão técnica e torcedores que me permitiram servi-los como técnico principal do Spurs. Estou animado com a oportunidade de continuar apoiando a franquia, a comunidade e a cidade que são tão significativas para mim", afirmou o agora, ex-treinador.

"Coach Pop", como é carinhosamente conhecido pelos fãs da NBA, é o treinador com mais vitórias na história da liga, 1.442, foi o técnico do ouro olímpico americano nos jogos de Tóquio em 2021, venceu três vezes o prêmio de melhor treinador da NBA e possui mais títulos, cinco, do que 25 franquias da liga.

Entre os técnicos com mais títulos, Popovich está na terceira colocação, empatado com Pat Riley e John Kundla, atrás somente de Red Aurbach, que tem nove títulos, e Phil Jackson, que possui onze. 

Após o fim da segunda dinastia dos Chicago Bulls, foi o Spurs de Popovich que se tornou a equipe a ser batida na liga. Com uma equipe que começou com David Robinson e Tim Duncan como estrelas, e que posteriormente foi reforçada com nomes como Tony Parker e Manu Ginóbili, conquistou quatro títulos em um período de oito anos (1999-2007).

Em 2014, já com Ginóbli, Parker e Duncan na reta final de carreira, Pop fez um time capaz de vencer o forte Miami Heat de Lebron James, Dwayne Wade e Chris Bosh, que havia vencido os últimos dois títulos, inclusive derrotando o Spurs em 2013.

A equipe que contava com a liderança do jovem em ascensão Kawhi Leonard e com o brasileiro Tiago Splitter venceu a equipe da Flórida em cinco jogos e garantiu o quinto título da era Popovich. Após a conquista, o treinador teve conflitos com Leonard em 2018, contribuindo para sua troca aos Toronto Raptors e desde 2019, não conseguiu levar a franquia do Texas aos Playoffs.

Nem mesmo as chegadas do fenômeno francês Victor Wembanyama e do experiente armador Chris Paul foram suficientes para colocar o Spurs na pós-temporada, uma vez que além dos problemas de saúde do treinador, a equipe terminou com uma campanha de 34 vitórias e 48 derrotas.

 

O que você achou desse conteúdo?