Logo O POVO+
Concluído primeiro túnel da Linha Leste do Metrô de Fortaleza
Farol

Concluído primeiro túnel da Linha Leste do Metrô de Fortaleza

Tuneladora avançou 1.734 metros entre as estações Chico da Silva e Colégio Militar; previsão de entrega da primeira fase da obra é 2028
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
VISTA aérea das obras da Linha Leste do Metrô de Fortaleza (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE VISTA aérea das obras da Linha Leste do Metrô de Fortaleza

A Secretaria de Infraestrutura do Ceará (Seinfra) anunciou nesta segunda-feira, 12, a conclusão do primeiro túnel da Linha Leste do Metrô de Fortaleza. A escavação, realizada pela tuneladora TBM 02, conhecida como "tatuzão", percorreu 1.734 metros entre as estações Chico da Silva e Colégio Militar, marcando um avanço significativo na obra do primeiro metrô totalmente subterrâneo do Nordeste.

Com 120 metros de comprimento e pesando mais de 1.000 toneladas, a TBM 02 instalou 1.156 anéis de concreto nas paredes do túnel, que possui seis metros de diâmetro e está a cerca de 30 metros de profundidade. Após manutenção de aproximadamente três meses, a tuneladora seguirá em direção à futura estação Nunes Valente, com chegada prevista até o final de 2025.

A Linha Leste terá 7,3km de extensão e contará com cinco estações: Tirol-Moura Brasil (superfície), Chico da Silva, Colégio Militar, Nunes Valente e Papicu (subterrâneas).

“O trajeto ligará o Centro ao Papicu em cerca de 15 minutos, com capacidade para transportar cerca de 150 mil passageiros por dia, sendo fundamental para a mobilidade urbana”, ressaltou o secretário da Infraestrutura do Ceará, Hélio Winston Leitão.


O túnel recém-concluído é parte da primeira etapa da expansão metroviária da capital. A segunda fase, que deve estender a linha até o bairro Edson Queiroz, ainda não tem previsão de início.

Com a conclusão do primeiro túnel, o Hélio Winston leitão reafirma o compromisso do Ceará com a modernização da infraestrutura de transporte urbano, destacando-o como pioneiro na implementação de um metrô totalmente subterrâneo na região Nordeste.

Lula volta à China em hora de tensão com Trump e quer investimentos l O POVO News

 

Mais notícias de Economia

estação

A Estação Nunes Valente será localizada na Av. Santos Dumont, entre as ruas Nunes Valente e Tibúrcio Cavalcante,
na Aldeota

O que você achou desse conteúdo?