A posse de Donald Trump novamente como presidente dos Estados Unidos, marcada para esta segunda, 20, não deve ter a presença de parlamentares cearenses.
A deputada federal Dayany Bittencourt (União Brasil-CE) e a suplente de deputada federal Mayra Pinheiro (PL-CE), que haviam sido incluídas em uma lista de nomes que poderiam estar presentes ao evento, não viajarão, conforme apurou O POVO.
Mayra confirmou que não viajou para a posse. Ela não explicou ao O POVO o motivo da desistência, afirmando apenas que irá, posteriormente, encontrar Robert F. Kennedy Jr, que comandará o Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS, na sigla em inglês) no novo governo Trump, para falar sobre doenças crônicas e os desafios dos sistemas de saúde.
O POVO não conseguiu contato com a deputada Dayany Bittencourt, mas Capitão Wagner (União Brasil) confirmou que a esposa não viajou. "Meu aniversário é dia 21, ela prefere ficar com o marido", disse em tom de brincadeira.
Outro parlamentar que havia dito ter interesse, mas também não irá à posse, é o deputado estadual Carmelo Neto (PL). Ele disse, em resposta a perguntas enviadas por seguidores nas redes sociais, que com o dólar por volta dos R$ 6, as passagens estão muito caras. Ele lembrou que esteve na posse de Javier Milei, na Argentina.
Após a negativa por parte do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, de devolver o passaporte ao ex-presidente Jair Bolsonaro, a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro embarcou para os EUA, assim como o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-RJ), que organiza uma comitiva de parlamentares brasileiros.