É mestra em Sociologia Jurídica pela Universidade de São Paulo (USP) e doutora em Sociologia pela Sorbonne, Université René Descartes (Paris V). Criou e coordenou a Especialização em Gestão Cultural e o Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos da UECE, onde é professora. Foi secretária municipal de Cultura e Turismo do município de Aracati (CE), superintendente do SENAC no Ceará (2001-2002) e secretária da Cultura do Estado (2003-2006). Foi responsável pela criação da Secretária da Economia Criativa do Ministério da Cultura. Atualmente, dirige o Observatório de Fortaleza do Instituto de Planejamento de Fortaleza (IPLANFOR)
Lançada no município do Crato sem alarde, a "Rouanet dos Territórios Criativos" ém marco estratégico na história das políticas públicas para o fomento da cultura no Brasil. Seus impactos somente serão mensuráveis a médio e longo prazos
Foto: Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo/Divulgação
Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo
"Menos planos e mais protótipos"! Esse conselho/advertência está entre as mensagens que trocamos, eu e Antonio Lafuente, na véspera do lançamento do Programa Kariri Criativo. No Centro Cultural Sérvulo Esmeraldo, em meio aos sons dos pífanos e à algazarra dos brincantes ,três mulheres - a ministra Margareth Menezes, a secretária de cultura Luísa Cela e a superintendente do BNB Eliane Brasil - anunciaram a construção/implementação de um protótipo de economia criativa no Cariri cearense, mas, na verdade, inauguraram um novo tempo.
Graças à nova instrução normativa que institucionaliza uma nova calha da Lei Rouanet, a cultura se reaproxima do território brasileiro. Trata-se do fortalecimento das dinâmicas econômicas do criar, produzir, distribuir e consumir bens e serviços culturais, em favor do desenvolvimento sustentável local e regional. Mudanças estruturantes quase sempre acontecem de forma imperceptível, escapando aos usos populistas, tão comuns à vida política.
Embora lançada no município do Crato sem alarde, a "Rouanet dos Territórios Criativos" é um marco estratégico na história das políticas públicas para o fomento da cultura no Brasil. Seus impactos somente serão mensuráveis a médio e longo prazos.
O Programa Kariri Criativo, estruturado por dois eixos - educação e território- parte da seguinte premissa: o protagonismo de indivíduos e comunidades criativas é uma condição necessária, mas não suficiente para a categorização de "territórios criativos".
Necessitamos, isto sim, de políticas públicas que apoiem, no território, novas formas de gerir recursos, eleger patrimônios, relacionar-se com o entorno, a partir e por meio da economia criativa. Graças a "Rouanet dos Territórios Criativos", o Programa Kariri Criativo contribuirá para uma nova ecologia das dinâmicas econômicas dos produtos culturais da região, em favor em favor da dignidade e da cidadania de suas populações.
Enfim, o melhor é saber que esse protótipo abre caminho para muitos outros que virão! Quem sabe não teremos um "Brasil Criativo", desta feita construído de baixo para cima, a partir das diversas regiões brasileiras? Quem viver verá!
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