Logo O POVO+
Vinícius Bicalho: As eleições americanas e a imigração
Opinião

Vinícius Bicalho: As eleições americanas e a imigração

Seja Trump ou o candidato a ser escolhido pelos democratas, muito pouco ou quase nada mudará na política de imigração legal, no entanto, a imigração ilegal, inegavelmente, receberá um tratamento mais rigoroso do candidato republicano
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Foto do Articulista

Vinícius Bicalho

Articulista

Nos períodos eleitorais americanos um dos temas mais discutidos é sempre a imigração. E mesmo no atual, quando o debate migrou para o recente ataque ao candidato Donald Trump e a desistência do presidente Biden - a imigração promete ocupar o posto de tema principal, em detrimento da economia, que já foi por muito tempo o grande assunto da pauta política nos EUA.

As razões disso são simples de entender, pois o atual governo não conseguiu gerir o gravíssimo problema migratório na fronteira Sul do país, gerando uma onda de novos imigrantes ilegais em patamares jamais vistos na história americana.

Em pesquisa recente, mais de 2/3 (68%) dos americanos se mostraram favoráveis à imigração, sendo o restante composto pelos indiferentes e contrários. Muitos não observam que historicamente imigração é uma Política de Estado nos EUA e não de governo. A América deseja a imigração legal e de profissionais qualificados e tenta impedir a imigração ilegal. Esse é o foco, portanto.

Seja Trump ou o candidato a ser escolhido pelos democratas, muito pouco ou quase nada mudará na política de imigração legal, no entanto, a imigração ilegal, inegavelmente, receberá um tratamento mais rigoroso do candidato republicano. Os republicanos são mais duros com a imigração ilegal, já os democratas, apesar de serem contrários também, possuem um discurso mais moderado e politicamente correto no que diz respeito ao tema.

Biden, até então candidato à reeleição, anunciou medidas para regularizar cônjuges ilegais de cidadãos americanos. Na verdade, a grande maioria destes imigrantes já tinha vias para se regularizar, entretanto, são caminhos mais longos. A iniciativa proposta por Biden buscava reduzir o acervo de processos em cortes e no departamento de imigração. Já Trump manifestou o interesse na concessão de green card para os bons estudantes estrangeiros nos EUA.

Em resumo, o novo presidente mudará a embalagem, mas o conteúdo será o mesmo dentro da histórica política imigratória americana: incentivo aos imigrantes qualificados e aos que buscam as vias legais e o combate à imigração ilegal. n

 

O que você achou desse conteúdo?