Logo O POVO+
Nazareno Albuquerque: Empreender é O POVO fazendo o seu caminho
Comentar
Opinião

Nazareno Albuquerque: Empreender é O POVO fazendo o seu caminho

Quando o Movimento Empreender começou, o sinal de internet nem sequer chegava ao Interior. Hoje, não só chega como está nas salas de aula e nas empresas. É com esse compromisso que chegamos em Juazeiro do Norte
Edição Impressa
Tipo Opinião Por
Comentar
Foto do Articulista

Nazareno Albuquerque

Articulista

No recente debate eleitoral com Trump, Kamala Harris fez menção à importância dos pequenos negócios para a economia dos Estados Unidos. Colocando como meta de governo apoiar ainda mais a quem empreende. A promessa da sra. Harris pode surpreender a quem não conhece a economia norte-americana. Ou as da China e Japão. As mais ricas economias do mundo chegaram ao estágio onde se encontram por causa das suas políticas de empreendedorismo. A Honda nasceu num pequeno galpão, incentivada pelo governo japonês no pós-guerra.

As gigantes tecnológicas surgiram num valhacouto de talentos inovadores no Vale do Silício, todas elas startups incentivadas pelo governo e instituições de defesa americanos. As mais ricas economias do mundo suportam-se nas pequenas empresas e startups apoiadas por governos e iniciativas privadas, que lhes entregam financiamento, mercados e tributos diferenciados.

Desde 2006, quando foi instituído o Supersimples, o Grupo de Comunicação O POVO tem-se comprometido em incentivar e promover a cultura empreendedora no Estado do Ceará. De modo incansável. O Movimento Empreender, co-realizado com o Sebrae e diferentes parceiros, contabiliza nesses 18 anos milhares de quilômetros sertão adentro, realizando seminários, oficinas e treinamentos com o firme propósito estratégico de aumentar os índices de sucesso dos micro e pequenos empreendedores cearenses, formalizando-os para os novos desafios. Perto de cinco mil horas/aula já ministradas, num processo continuado de capacitação. Continuado porque, na velocidade do conhecimento tecnológico atual, as oportunidades e avanços são gigantescos.

Quando o Movimento Empreender começou, o sinal de internet nem sequer chegava ao Interior. Hoje, não só chega como está nas salas de aula e nas empresas. É com esse compromisso que estaremos esta semana em Juazeiro do Norte, em mais uma jornada. Desta vez, levando ao Cariri experiências da Inteligência Artificial e suas aplicações na inovação dos pequenos negócios, nas suas mais diversas formas e soluções. IA na veia, debulhando inserção digital de alto nível na juventude do Ensino Médio e universitários, inscritos para estes saberes. E assim vamos fazendo nosso caminhar, que cometemos há pouco com o mesmo projeto, em Sobral. n

 

O que você achou desse conteúdo?