Logo O POVO+
Festinha da Toca da Criança
Opinião

Festinha da Toca da Criança

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Quanto ensinamento ali eu vi! Dezembro de 2020, naquele bonito, reservado e adequado espaço, crianças encerravam uma etapa escolar antes denominada Alfabetização, agora Doutores do ABC, um título mais abrangente: Pequenos Leitores e Escritores.

Ah se essa última palavra constasse no título correspondente ao meu tempo de alfabetizando! Achei legal essa responsabilidade de leitor-escritor.

Um livro escrito pela turminha com a temática mar, poluição, lixo e animais marinhos, de um lindo colorido, foi apresentado e lido em partes por cada pequeno escritor.

Quanto aprendizado ali eu presenciei! Nesse ano atípico, onde somos atemorizados pela pandemia causado por estranho visitante asiático, mesmo assim presenciamos lindas e felizes crianças, cantantes, declamantes, participantes em um cenário preparado com amor e dedicação por aquele grupo de diretores e professores que ousaram reinventar de modo simples, singelo e eficaz, o encerramento dessa tão significativa etapa escolar.

De maior significado tornou-se pelos limites ora impostos, nos emocionando diante daqueles pequenos formandos adaptados às medidas de precaução imperativas, onde suas boquinhas só se libertavam na hora de se reportarem de acordo com o que fora programado pela equipe administradora.

Quanto aprendizado ali eu vi! E por um momento antevi os anos vindouros, quando então adultos, como reagirão diante de fotos registradoras daquele momento de boquinhas vedadas, abraços e beijos contidos diante de uma ordem disciplinar necessária, refreando impulsos naturais em momento tão festivo. Quanto amor e dedicação
ali eu vi!

A contenção oportuna do número de familiares presentes não tirou o brilho daquele ensejo. Aconteceu num misto de organização despretensiosa, natural, amigável, onde todos os presentes participaram, cantaram, retirando momentaneamente seus anteparos, esquecendo provisoriamente a ameaça que nos ronda.

Quanta esperança eu vi ali! Naqueles rostinhos que nos emocionaram nos trazendo esperança e lhes desejando o melhor em um futuro por vir. Que Deus lhes proteja!

O que você achou desse conteúdo?