Logo O POVO+
Cândido B. C. Neto: A dialética educacional para o novo plano nacional
Opinião

Cândido B. C. Neto: A dialética educacional para o novo plano nacional

O humanismo, em seu sentido amplo, deverá estar presente em todas as metas e estratégias, desde o avanço da tecnologia na formação de professores até os mais representativos órgãos da gestão nacional, como pauta permanente
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Cândido B. C. Neto 
Coordenador da Educação Superior na Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior e professor da Uece 
 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Cândido B. C. Neto Coordenador da Educação Superior na Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior e professor da Uece

Já afirmei repetidas vezes, que passa pela educação superior, direta ou indiretamente, quase todas metas do Plano Nacional da Educação- PNE. O Ceará instituiu seu Plano Estadual de Educação, de acordo com a política educacional estabelecida na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, levando em conta as características próprias das vinte e preservando as dez diretrizes que deverão ser cumpridas no prazo de vigência.

É de responsabilidade das Instituições de Educação Superior (IES) e dos gestores educacionais, especificamente, as metas 12 - expansão das matrículas do ensino superior; 13 - ampliação da proporção de mestres e doutores do corpo docente em efetivo exercício; e 14 - expansão do número de matrículas da pós-graduação stricto sensu no período de 2015 a 2024).

A cada dois anos, ao longo desse período, o cumprimento das metas tornou-se objeto de avaliação, acompanhamento e de monitoramento contínuo, conhecimento do agora, realizado pelos órgãos definidos na lei. Apresentam-se, assim, outros caminhos complementares e necessários para a educação brasileira no novo PNE 2025-2034.

Neste cenário, o humanismo, em seu sentido amplo, deverá estar presente em todas as metas e estratégias, desde o avanço da tecnologia na formação de professores até os mais representativos órgãos da gestão nacional, como pauta permanente nos assuntos e grandes debates.

Encontrar caminhos conducentes ao desenvolvimento regional, à redução das disparidades inter regionais, capacitar por meio das atividades acadêmicas agentes produtivos e mobilizar a sociedade para definição de políticas adequadas, das quais participem Estado-Universidades-Empresas-Sociedade, com financiamentos e ações integradas, deve ser preocupação permanente de todos e, acima de tudo, uma estratégia necessária e imediata de uma educação humanista e socialmente mais justa. Sendo assim, a educação deve ter um caráter dialético e humanista para integrar uma nova política, dando-lhe uma síntese civilizatória moderna e necessária à reumanização dos humanos, adequada aos novos tempos e modelos. Ela deve cultivar, no homem, os sentimentos de amor ao próximo, à terra e à sua história. n

 

O que você achou desse conteúdo?