Logo O POVO+
Raimundo Ângelo: A expansão do emprego no Ceará
Comentar
Opinião

Raimundo Ângelo: A expansão do emprego no Ceará

A maior oferta de empregos tem contribuído para a redução da taxa de desemprego no Ceará, que caiu para 6,7% da força de trabalho local, um dos menores índices registrados na série histórica do IBGE
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Comentar
Raimundo Ângelo. Presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT). (Foto: Acervo Pessoal)
Foto: Acervo Pessoal Raimundo Ângelo. Presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT).

Nos dez primeiros meses de 2024, o Ceará ultrapassou a marca de 58 mil novos empregos com carteira assinada, um número significativamente superior ao registrado em todo o ano de 2023 (52,2 mil). Esse desempenho reflete o aumento das oportunidades de trabalho para os cearenses, impulsionado por todos os setores da economia, com destaque para o setor de serviços, responsável por metade das novas vagas.

A maior oferta de empregos tem contribuído para a redução da taxa de desemprego no Ceará, que caiu para 6,7% da força de trabalho local, um dos menores índices registrados na série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Não obstante essa realidade, o governo estadual, por meio da Secretaria do Trabalho e do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho, tem atendido à população oferecendo, além dos serviços do Sistema Público de Emprego - como intermediação de mão de obra, habilitação do seguro-desemprego, entre outros -, novas iniciativas. Entre elas, destacam-se o passe livre para desempregados que buscam trabalho em outra cidade da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), por meio do programa "VaiVem", a realização de cursos de qualificação profissional para beneficiários do programa "Ceará Sem Fome" e ações de fomento ao empreendedorismo por meio do "Ceará Credi".

Além disso, com a chegada das festividades de fim de ano e o aumento da movimentação comercial com a "Black Friday", será realizado um grande mutirão de emprego em toda a rede de atendimento do IDT/SINE-CE. O objetivo é ampliar as oportunidades de trabalho para os cearenses, contando com o apoio do empresariado local, de modo que os bons ventos da economia cearense tragam mais e melhores chances para todos.

Isso também envolve não apenas um atendimento humanizado, mas a eliminação de práticas discriminatórias que muitas vezes ocorrem nos processos seletivos, relacionadas a gênero, idade e classe social, refletindo o importante papel do Sistema Público de Emprego no Ceará.

O que você achou desse conteúdo?