Logo O POVO+
Compromisso social com mães afetadas pelo zika
Opinião

Compromisso social com mães afetadas pelo zika

. Essa medida representa um passo fundamental para garantir apoio financeiro às famílias que enfrentam desafios diários no cuidado de crianças com deficiências associadas ao Zika
Edição Impressa
Tipo Opinião Por
Foto do Articulista

José Guimarães

Articulista

Estamos avançando em mais uma importante conquista para a proteção social no Brasil. O Projeto de Lei 364/25 que apresentei propõe o pagamento de uma indenização de R$ 60 mil a mães de crianças com deficiência causada pela infecção do vírus Zika durante a gestação.

O benefício, previsto para ser pago em parcela única em 2025, contemplará mães de crianças nascidas entre 1º de janeiro de 2015 e 31 de dezembro de 2024.

Essa medida representa um passo fundamental para garantir apoio financeiro às famílias que enfrentam desafios diários no cuidado de crianças com deficiências associadas ao Zika.

A solicitação da indenização será feita junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), seguindo critérios que serão estabelecidos pelos Ministérios da Saúde e da Previdência Social. Para garantir o benefício, será necessário comprovar a relação entre a deficiência da criança e a contaminação da mãe pelo vírus Zika.

Nosso compromisso é assegurar proteção social a essas famílias e garantir que o Estado esteja ao lado de quem mais precisa.

Importante ressaltar que essa indenização não interfere no acesso das mães ao Cadastro Único (CadÚnico) nem a outros programas sociais, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões da Câmara, incluindo as de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania. Após essa etapa, seguirá para votação no plenário da Câmara e do Senado antes de ser sancionado.

Além dessa iniciativa, seguimos trabalhando para trazer mais investimentos e políticas públicas para o Ceará. Me reuni com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para articular recursos e projetos voltados ao fortalecimento da saúde pública no estado.

Impossível não falar sobre a grande inauguração do Hospital Universitário do Ceará, com mais de 800 leitos e que é um verdadeiro marco, uma joia do nosso governo que vai transformar a vida dos cearenses.

O hospital terá 652 leitos e mais 180 leitos complementares. Destes, 60 são Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, 30 UTI pediátrica e 30 UTI adulto. Além de atendimentos clínico, cirúrgico e materno-infantil, e um centro de imagens.

 

O que você achou desse conteúdo?