Logo O POVO+
Pe. Rafhael Silva Maciel: Papa Francisco, "primeirear" a misericórdia
Opinião

Pe. Rafhael Silva Maciel: Papa Francisco, "primeirear" a misericórdia

Nada representa melhor o pontificado de Francisco do que a palavra misericórdia. Expressa na acolhida das diferenças, nos processos de escuta, nas obras materiais de caridade, nas intervenções dos processos de paz
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Foto do Articulista

Pe. Rafhael Silva Maciel

Articulista

Um dos principais temas do pontificado de Francisco foi o da misericórdia, ao qual ele dedicou um Jubileu extraordinário. Misericórdia que pode ser entendida seja no campo espiritual seja material. Francisco entendia que a misericórdia divina era muito concreta na vida dos fiéis e mesmo daqueles não fiéis católicos.

Francisco, a respeito da misericórdia, convidou, várias vezes, os fiéis a se aproximarem do Sacramento da Reconciliação, como lugar por excelência do encontro entre a "miséria e a misericórdia", exortando os padres a dedicarem tempo para confessar e se confessassem, reconhecendo a condição geral de necessitados da misericórdia.

Ao mesmo tempo, lembrou para toda a Igreja as Obras de Misericórdia espirituais e corporais, estas últimas desenvolvidas nas diversas ações caritativas, promovidas pelo Pontífice, desde os apelos constantes pela paz entre os povos até a proximidade para com os migrantes; desde os albergues para os sem teto até suas visitas aos hospitais e casas de repouso.

Se podemos falar de algo que representaria o pontificado de Francisco creio que a palavra que resumiria seria exatamente essa: misericórdia; expressa na acolhida das diferenças, nos processos de escuta, nas obras materiais de caridade, nas intervenções dos processos de paz...Um Papa que veio do "fim do mundo", e abriu seu governo com uma Exortação Apostólica chamando à alegria do Evangelho, alegria daqueles que se colocam a caminho para professar a fé pelo testemunho das obras.

Contudo, mesmo que se fale em todo um legado social do Papa, é impossível desvincular as obras do pontificado, que ora finda, da Tradição espiritual milenar da Igreja Católica. É clara a vinculação espiritual e de fé pela qual se deixava envolver Papa Francisco, pois tinha no coração e na mente as palavras do Senhor: "quando fizestes isso a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes" (Mt 25,40).

Assim, movido pela fé, Papa Francisco buscou deixar um legado para a sua Igreja e para o mundo: a experiência da misericórdia, em nada abstrata, mas muito objetiva.

 

O que você achou desse conteúdo?