Logo O POVO+
Uece: uma escola de gestão para cidades
Opinião

Uece: uma escola de gestão para cidades

O esforço acadêmico demonstrou que a solução para o desenvolvimento urbano está menos na transformação em cidade inteligente e mais na implantação de um modelo que possibilite a interação do poder público com seus cidadãos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Foto do Articulista

Hermano Carvalho

Articulista

A criação da Escola de Gestão Inteligente e Democrática de Cidades resulta de pesquisas realizadas por estudiosos da Pós-graduação em Administração da Uece, a partir de 2002, em parceria com o Instituto Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento (Idesco), ICT vinculada à Uece.

O esforço acadêmico demonstrou que a solução para o desenvolvimento urbano está menos na transformação em cidade inteligente e mais na implantação de um modelo que possibilite a interação do poder público com seus cidadãos. Modelo a ser construído como a chave da cocriação de soluções, que podem ser intensivas em tecnologia, mas que respeitem e atendam às reais necessidades dos usuários finais. Esta ideia atende, inclusive, ao que determina o Estatuto da Cidade.

Os pressupostos revelam muito do que já se discutiu sobre a participação dos cidadãos na gestão urbana, com alternativas como o Orçamento Participativo e o Plano Diretor Participativo. Soluções que além de episódicas, enquadram a participação cidadã em metodologias típicas das organizações fechadas, reduzindo a imensidão dos desafios a um contexto eminentemente técnico, que não comporta a grande assimetria de um organismo vivo e mutante como a cidade.

Para facilitar o mapeamento das compreensões da cidade, pode-se recorrer a ferramentas que não eram disponíveis, até há pouco, como as plataformas tecnológicas. Pensar nessas ferramentas apenas como infraestruturas de maior ou menor acesso ou automação de serviços é perder a oportunidade de tornar a cidade mais administrável.

Daí se consolidou o Entender, Estimular, Interagir, Compartilhar e Observar (EEICO), modelo base para criação da Plataforma Eletrônica VIU, solução voltada para a gestão de cidades, cujo objetivo é fornecer informações que subsidiem as decisões dos gestores.

Dessa forma, a escola consegue repassar conhecimentos para servidores e gestores públicos, internalizando uma nova ordem científica e prática de inovação para os gestores das cidades e apoiando a adoção de uma nova tecnologia: a Gestão Inteligente de Cidades (GIC).

 

O que você achou desse conteúdo?