Evandro Leitão confirmou favoritismo e conseguiu maioria para ser candidato do PT a prefeito de Fortaleza. O presidente da Assembleia Legislativa (Alece) terá o apoio da maioria dos delegados que votarão em encontro municipal do partido, marcado para o dia 21 de abril. Individualmente, a chapa que apoia Luizianne Lins foi a mais votada, com 1.686 votos. Mas, Evandro teve apoio de quatro chapas que, somadas, conseguiram mais da metade dos delegados (3.445). A eleição registrou 5.813 votos válidos.
O processo de escolha se dá por meio de eleição indireta. Foram eleitos neste domingo, 7, a chapas que indicarão os delegados que terão direito a voto no encontro municipal. O encontro, marcado para o próximo dia 21 de abril, vai oficializar a candidatura do partido à Prefeitura da Capital.
Evandro Leitão é recebido na sede do PT após as chapas que o apoiam elegerem a maioria dos delegados no encontro do partido. Evandro tem votos para ser confirmado candidato a prefeito, no encontro do dia 21 https://t.co/76nr9AY4xg pic.twitter.com/ZYLyKahOut
— Jogo Político (@jogopolitico) April 7, 2024
Neste domingo, os filiados votaram em chapas de delegados, que apoiam algum dos candidatos.
Chapa 123 - Nosso Partido, Nossa Fortaleza: Guilherme Sampaio
Chapa 140 - Por Uma Fortaleza do Povo: Larissa Gaspar
Chapa 100 - Luizianne Prefeita: Luizianne Lins
Chapas que apoiam Evandro Leitão (apoiadores do presidente da Assembleia Legislativa se dividiram em quatro chapas)
Artur Bruno, pré-candidato, não apresentou chapa
Evandro não votou porque apenas filiados até 8 de julho de 2023 têm esse direito. O deputado se filiou em dezembro.
Cinco pré-candidatos estão na disputa:
Houve atritos e provocações entre parte dos filiados. Apoiadores de Luizianne fizeram cobranças e hostilidades a aliados de Evandro e de Guilherme. Quando Evandro chegou, na parte da manhã, militantes ligados a Luizianne balançaram bandeiras e gritaram o nome dela. O deputado estadual De Assis Diniz disse que não era permitido e tentou tirar. Armou-se, então, a confusão.
Com a situação já calma, uma mulher, ao cumprimentar Evandro na sede do PT, disse a ele: "Aqui é Luizianne. Se ela não for candidata nós vamos votar tudo em branco".
Apoiadores de Luizianne e Evandro discutiram na sede. Sobre Guilherme, uma senhora disse: "Traiu Luizianne".
Na sede do partido, no bairro Benfica, um dos locais de votação, as urnas foram abertas por volta das 8h10min, com os primeiros eleitores chegando logo em seguida. A votação se encerrou quando o relógio passava das 17 horas. Após o fim do pleito, militantes ligados a ex-prefeita festejaram o rito partidário na sede do partido e entoaram cânticos de apoio a Luizianne. Com a divulgação de resultados extraoficiais em primeira mão pelo O POVO, por volta das 19 horas, militantes que apoiam Evandro começaram a comemorar.
Evandro chegou à sede do partido às 20 horas onde foi recebido por apoiadores que, cantando e pulando, o acompanharam PT adentro. Com ele estavam o deputado federal José Guimarães e os deputados estaduais De Assis Diniz e Júlio Cesar Filho.
Dentro da sede, o pré-candidato petista reforçou discurso de unidade, onde afirmou que buscaria os outros quatro pré-candidatos para selar um pacto partidário que garanta união.
"Não tem nem vencidos, nem derrotados, nem vencedores. Aliás, se teve algum vencedor foi o partido dos trabalhadores. Pelo exemplo de democracia, pela lisura do processo. Acredito que o PT sai fortalecido e unido deste processo de escolha dos delegados que irão escolher aquele que representará o partido e o projeto comandado pelo presidente Lula, pelo governador Elmano e pelo ministro Camilo Santana. É neste projeto que acreditamos", disse Evandro em coletiva.
O resultado oficial foi divulgado depois das 20 horas, quando o presidente do PT Fortaleza, deputado Guilherme Sampaio, realizou leitura dos dados da votação. Ele reforçou o fortalecimento do partido após o processo.
"Foi um dia bastante intenso e mais uma vez o PT celebra a sua democracia interna. Parabenizo os representantes das chapas, pré-candidatos. Parabenizar Evandro, Larissa, Luizianne, Arthur e à comissão eleitoral e nosso grupo de trabalho eleitoral", comentou o presidente do PT Fortaleza.
E seguiu: "O PT é o único partido do Brasil que realiza um processo direto de envolvimento da sua militância como vocês viram hoje. Foi de arrepiar o que vimos no PT", disse Guilherme reforçando que a votação registrou "recorde de presença". Foram 5.813 votos validos, 56 votos brancos e 45 nulos. (Colaborou Érico Firmo)