Logo O POVO+
Mês decidirá se Juazeiro do Norte poderá ou não ter 2º turno
Politica

Mês decidirá se Juazeiro do Norte poderá ou não ter 2º turno

Cariri.
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

O período até 8 de maio decidirá se, pela primeira vez, um município do Interior do Ceará terá possibilidade de 2º turno. Juazeiro do Norte, a 489 km de Fortaleza, terminou março com 192.272 eleitores aptos a votar. Pode haver 2º turno nos municípios a partir de 200 mil eleitores cadastrados até 8 de maio. Falta um mês para terminar o período de alistamento.

Juazeiro do Norte terá 2º turno este ano se mais 7.728 fizerem cadastramento eleitoral e se, na votação de 6 de outubro, nenhum candidato a prefeito obtiver 50% mais um dos votos.

Ao final de 2023, o município na região do Cariri tinha 184.584 eleitores aptos. De janeiro a março, o crescimento foi de 7.688 eleitores. Portanto, em um mês, o aumento precisará ser um pouco maior do que o observado nos três primeiros meses do ano.

Pode ser menos improvável do que parece, pois a tendência é o número de alistamentos ser maior perto do fim do prazo. Em fevereiro, Juazeiro do Norte ganhou 2.128 novos eleitores. Em março, foram 5.125.

Atualmente, só há hipótese de 2º turno no Ceará na capital, Fortaleza, e em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza.

São pré-candidatos o atual prefeito, Glêdson Bezerra (Podemos), com apoio das forças de oposição estadual; o deputado estadual Fernando Santana (PT), candidato do bloco governista no Ceará, e ainda o deputado estadual Davi de Raimundão (MDB). (Érico Firmo)

O que você achou desse conteúdo?