Logo O POVO+
Grupo de Luizianne se reunirá para definir posição no encontro do PT
Politica

Grupo de Luizianne se reunirá para definir posição no encontro do PT

Há divergência entre apoiadores sobre apoiar ou não Evandro, que deve ser oficializado candidato
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
LUIZIANNE Lins, deputada federal e ex-prefeita (Foto: FÁBIO LIMA)
Foto: FÁBIO LIMA LUIZIANNE Lins, deputada federal e ex-prefeita

A definição de quem será o candidato ou candidata do PT à Prefeitura de Fortaleza ocorrerá no próximo domingo, 18, mas decisões importantes devem ocorrer até lá. Os grupos internos e chapas do partido fazem reuniões até sábado para decidir como se posicionar no encontro municipal. A principal dúvida é sobre os apoiadores da ex-prefeita e deputada federal Luizianne Lins.

As quatro chapas que apoiam Evandro Leitão, presidente da Assembleia Legislativa, somam 119 dos 200 delegados e devem garantir a ele maioria folgada. Porém, a chapa de Luizianne, com 58 representantes, teve isoladamente a maior votação. O grupo se reúne nesta sexta-feira, 19.

O POVO apurou que o grupo já dialogou entre si e há diferentes opiniões sobre a posição de apoiar ou não Evandro.

Petistas, mesmos ligados a Luizianne, já dão como certa a pré-candidatura de Evandro. Quadros ligados a ex-prefeita, porém, aguardam a orientação do grupo para definir se o presidente da Assembleia sairá candidato "por aclamação" ou se haverá votação entre os delegados.

Os outros três pré-candidatos do PT, Artur Bruno, Guilherme Sampaio e Larissa Gaspar ainda discutem internamente suas posições. O POVO apurou que a tendência é de que optem por apoiar Evandro. O grupo de Guilherme, o terceiro mais votado, irá se reunir sábado.

Antes da votação de delegados, Luizianne não garantiu o apoio a quem for escolhido como candidato do PT em Fortaleza. A deputada afirmou que dependeria se o processo fosse respeitoso ou invasivo. No dia em que Evandro teve 59% dos votos pelas quatro chapas, ela divulgu nota na qual afirmou que "influências externas invadiram o processo interno".

O entorno de Evandro, por sua vez, trabalha com a possibilidade de Luizianne não declarar apoio a ele. Inclusive, já entendendo como positiva uma posição de neutralidade após a confirmação da pré-candidatura do presidente da Assembleia. Evitaria ao menos o desgaste de um "racha" interno, com críticas e questionamento ao processo.

O encontro municipal do PT será no próximo domingo, 21, a partir das 9 horas no Hotel Oásis Atlântico. O evento será restrito aos delegados que vão escolher o candidato, além de observadores previamente escolhidos, cerca de 50 convidados e profissionais da imprensa.

Entre os convidados, o governador Elmano de Freitas (PT), secretários de Estado filiados ao PT, membros do diretório municipal e estadual do PT, além de membros do diretório nacional do PT pelo Estado do Ceará.

O que você achou desse conteúdo?