Logo O POVO+
Dirceu coloca Camilo entre opções para candidato a presidente, ao lado de João Campos e ministros
Comentar
Politica

Dirceu coloca Camilo entre opções para candidato a presidente, ao lado de João Campos e ministros

| ESQUERDA | Ex-ministro de Lula citou políticos nordestinos como alternativas do campo governista para o Palácio do Planalto no futuro, inclusive com alternativas fora do PT
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Comentar
DIRCEU recebido na sede do PT Ceará por Conin, presidente estadual do partido (Foto: FÁBIO LIMA)
Foto: FÁBIO LIMA DIRCEU recebido na sede do PT Ceará por Conin, presidente estadual do partido

Políticos do Nordeste como Camilo Santana (PT), ministro da Educação, e o prefeito do Recife (PE), João Campos (PSB), podem vir a ser candidatos a presidente da República no futuro, na avaliação de José Dirceu (PT).

O ex-ministro da Casa Civil do primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), citou outras opções como possíveis postulantes a presidência do país, como os nordestinos Renan Filho (MDB), ministro dos Transportes, Wellington Dias (PT), ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil e Rui Costa (PT), atual ministro da Casa Civil.

Sobre Camilo, Zé Dirceu disse se tratar de um "patrimônio" e "promessa" e já tendo destaque nacionalmente após ter governador o Ceará duas vezes e hoje comandar o Ministério da Educação. O ex-ministro também destacou os quadros como "fortes lideranças" e disse da necessidade de jovens.

"Acho que ele já é uma figura nacional", afirmou sobre Camilo. "Ele tem uma experiência parlamentar, de Executivo e é ministro da Educação, que eu considero uma das pastas mais importantes para o futuro do Brasil. E tá indo muito bem. E ele tem experiência de governar (...) Eu vejo hoje o Camilo como um patrimônio que nós temos e uma das promessas", disse Zé Dirceu nesta terça-feira, 30, em Fortaleza, onde esteve na sede do PT para café da manhã com lideranças e militantes.

"Por que não? Ele (Camilo) pode, o Wellington pode, o Renan Filho pode, o Rui Costa e o João Campos que tá lá surgindo agora. Nós precisamos de jovens. O Brasil precisa olhar o Nordeste de outra forma. Tem a transição energética mais avançada do Brasil. O Nordeste tá andando", afirmou Dirceu.

O petista citou João Campos e Renan Filho como dois possíveis candidatos à Presidência, mas que não são filiados ao PT. José Dirceu destacou que o Nordeste precisa ter "voz e vez" no Brasil, e também elencou novos líderes como Rafael Fonteles (PT), governador do Piauí, Elmano de Freitas (PT), governador do Ceará, e Jerônimo Rodrigues (PT), governador da Bahia.

"Essas fortes lideranças do Nordeste. Falei do Renan Filho e do João Campos porque não é só o PT, felizmente. Nós temos lideranças importantes. E temos novas lideranças como o Rafael Fonteles, Elmano, o Jerônimo. E o Nordeste precisa ter voz e vez no Brasil", defendeu.

O que você achou desse conteúdo?