É comum que deputados estaduais sejam candidatos nas eleições para prefeituras dos municípios onde têm bases eleitorais. A preço de hoje, nove parlamentares da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) ainda colocam seus nomes como pré-candidatos. Uma redução dos números do início do ano, quando mais parlamentares tentavam se viabilizar dentro de seus partidos e na política local.
A Alece conta com 46 deputados titulares e outros nove suplentes. Desse total de 55 parlamentares, nove seguem com suas pré-campanhas. As investidas se concentram nos maiores colégios eleitorais ou onde os parlamentares já são conhecidos: Fortaleza, Caucaia, Sobral, Maracanaú, Maranguape, Juazeiro do Norte, São Gonçalo do Amarante e Orós.
Em Fortaleza, o caso tem destaque com o presidente da Alece sendo pré-candidato pelo PT. Evandro Leitão migrou para a sigla já sendo cotado para entrar na disputa eleitoral e bateu outros nomes que também tentavam a vaga. A corrida interna do PT contava com outros dois deputados estaduais: Larissa Gaspar e Guilherme Sampaio. Da bancada federal, Luizianne Lins também era figura no imbróglio.
Em Caucaia, segundo maior colégio eleitoral do Estado, o PSDB aposta suas fichas em Emília Pessoa que tem histórico no município como vereadora e secretária.
Em outros casos, ex-prefeitos tentam voltar ao cargo como Cláudio Pinho (PDT), em São Gonçalo do Amarante, e Simão Pedro (PSD), em Orós. Os dois são contemporâneos de gestão municipal com dois mandatos cada 2013-2020.
A Região Metropolitana de Fortaleza é um foco em comum para as legendas no Estado que tentam aproveitar deputados com redutos nos municípios.. O PL tem Dra. Silvana como pré-candidata em Maracanaú. Lá, o PDT aposta em Lucinildo Frota. O parlamentar foi até anunciado como secretário da Regional 5 em Fortaleza, que gerencia bairros perto do limite com Maracanaú. Ainda na RMF, Lucílvio Girão (PSD) é cotado para a disputa em Maranguape.
Juazeiro do Norte e Sobral, maiores municípios estratégicos no Interior, terão figuras “conhecidas”. No Cariri, o vice-presidente da Alece Fernando Santana (PT) tem o Cariri como um de seus redutos eleitorais e tentará a Prefeitura do 3º maior colégio eleitoral cearense.
Na Zona Norte, Oscar Rodrigues (União Brasil) volta a tentar a Prefeitura de Sobral após ser candidatado em 2020.