A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) passará a realizar apenas uma sessão plenária por semana, às terças-feiras. A medida valerá a partir de 16 de agosto, um dia após o fim do prazo para registro de candidaturas, quando se inicia o período de propaganda eleitoral.
O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira, 1º, durante a sessão de retorno dos trabalhos legislativos, após o recesso parlamentar. Segundo o presidente da Casa Legislativa, Evandro Leitão (PT), decisão se deu após reunião da Mesa Diretora e do Colégio de Líderes. "Isso ocorre historicamente, reduz-se as sessões, com a perspectiva de que deputados têm suas bases eleitorais no interior do Estado", disse Evandro.
As reuniões de Comissões Permanentes ocorrerão nas segundas-feiras, no período da tarde. Vale lembrar que as atividades de plenário seguem em formato híbrido (presencial e remoto), devido ao incêndio ocorrido no Plenário da Casa, em junho. Sessões ocorrem no Auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes, no 6º andar do anexo II da Alece.
A Alece conta com 46 deputados titulares e outros nove suplentes. Desse total de 55 parlamentares, nove seguem com suas pré-campanhas. Dentre eles, o próprio Evandro Leitão, que concorre em Fortaleza. (colaborou Vítor Magalhães)
Dra Silvana (PL) - Maracanaú
Oscar Rodrigues (União Brasil) - Sobral
Emília Pessoa (PSDB) - Caucaia
Evandro Leitão (PT) - Fortaleza
Fernando Santana (PT) - Juazeiro do Norte
Lucílvio Girão (PSD) - Maranguape
Lucinildo Frota (PDT) - Maracanaú
Simão Pedro (PSD) - Orós