Logo O POVO+
Evandro fica com mais da metade do tempo do horário eleitoral em Fortaleza
Politica

Evandro fica com mais da metade do tempo do horário eleitoral em Fortaleza

Petista tem ampla vantagem no tempo de rádio e televisão. Prefeito Sarto terá pouco mais de um minuto
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
André Fernandes (PL), Capitão Wagner (União), Chico Malta (PCB), Eduardo Girão (Novo), Evandro Leitão (PT), George Lima (Solidariedade), José Sarto (PDT), Técio Nunes (Psol) e Zé Batista (PSTU) são candidatos em Fortaleza (Foto: Montagem/O POVO)
Foto: Montagem/O POVO André Fernandes (PL), Capitão Wagner (União), Chico Malta (PCB), Eduardo Girão (Novo), Evandro Leitão (PT), George Lima (Solidariedade), José Sarto (PDT), Técio Nunes (Psol) e Zé Batista (PSTU) são candidatos em Fortaleza

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) realizou reunião com representantes de partidos, na manhã desta segunda-feira, 19, para oficializar a distribuição dos tempos de rádio e televisão dos candidatos a prefeito de Fortaleza nas eleições deste ano.

Evandro Leitão (PT) tem ampla vantagem, com mais tempo que todos os demais somados. De dez minutos totais no rádio e dez na televisão, o petista terá mais da metade (5min01seg). André Fernandes (PL), é o segundo com maior tempo, com quase dois minutos (1m58seg). Ele é seguido por Capitão Wagner (União Brasil), com 1min14seg e pelo prefeito José Sarto (PDT) que terá pouco mais de um minuto.

  • Evandro Leitão (PT): 5min01seg95
  • André Fernandes (PL): 1min58seg66
  • Capitão Wagner (União Brasil): 1min14seg76
  • José Sarto (PDT): 1min01seg59
  • Técio Nunes (Psol): 25seg37
  • George Lima (Solidariedade): 17seg68

Outros candidatos como Eduardo Girão (Novo); Chico Malta (PCB) e Zé Batista (PSTU) não terão tempo para a propaganda porque não atingiram critérios de representatividade no Congresso Nacional.

Nas inserções distribuídas ao longo da programação, Evandro terá mais de 1,4 mil, pouco menos que o triplo de André Fernandes, que vem a seguir com 581.

  • Evandro Leitão (PT): 1.479
  • André Fernandes (PL): 581
  • Capitão Wagner (União Brasil): 367
  • José Sarto (PDT): 301
  • Técio Nunes (Psol): 125
  • George Lima (Solidariedade): 87

Lia Samara, juíza coordenadora da propaganda eleitoral do TRE-CE, que conduziu a reunião desta segunda-feira, explicou que o tempo para os cargos majoritários são divididos proporcionalmente à representação dos partidos na Câmara dos Deputados.

"90% do tempo é dividido dessa forma e  os outros 10% é distribuído de forma igualitária. Essa divisão é feita automaticamente pelo sistema aqui do TRE-CE, não fazemos mais essa conta manualmente", explica.

A representante da Justiça Eleitoral apontou ainda a diferença entre bloco e inserções e comentou que uma nova reunião já está marcada para o caso de um segundo turno das eleições.

"Os blocos são para propaganda para prefeito e as inserções são para propagandas de prefeito e vereadores. No rádio a propaganda para prefeito ocorre pela manhã e à tarde; na TV ocorre à tarde e à noite. Para o segundo turno, temos outra audiência já marcada para o dia 9 de outubro e faremos um novo momento para dividir da mesma forma que foi feita hoje", explicou, caso haja necessidade.

O que você achou desse conteúdo?