26 municípios cearenses solicitaram e devem receber reforço federal na segurança para as eleições de 2024. A informação foi confirmada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, na última quinta-feira, 19.
Dentre os municípios que devem contar com o reforço federal estão Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Sobral, Santa Quitéria e outros. O TRE-CE divulgou nessa sexta-feira, 20, a lista com as 26 cidades que devem receber o reforço. Veja a lista de cidades abaixo.
O número representa mais que o dobro de municípios cearenses que receberam reforço federal na segurança nas eleições de 2020. Há quatro anos, foram 11 cidades do Estado que receberam o auxílio de tropas federais.
O presidente do TRE-CE informou que a solicitação já foi aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Corte, segundo ele, já teria mandado para o Ministério da Defesa e, na próxima semana, já devem estar chegando reforços. Raimundo Nonato disse ainda que se reuniria com o comandante da 10ª Região Militar e com o general do Exército comandante da região Nordeste para tratar do assunto.
“Estaremos reunidos para falar sobre a possibilidade de antecipar as tropas federais em alguns municípios que nos dão mais trabalho. Sobral, Caucaia, Santa Quitéria, Morada Nova. Tem algumas regiões que estão no nosso radar”, complementou.
O desembargador reforçou ações conjuntas para coibir violência política, lembrando de casos de ameaças sofridas por candidaturas em Sobral e Caucaia. “Estamos mapeando, por exemplo, violências. A violência (contra candidatos) em Caucaia, imediatamente demos repostas, com ação e prisões feitas pelas autoridades. Não estamos deixando de dar a resposta enérgica. Em Sobral da mesma forma, após ameaça a candidata Izolda”, lembrou.
O secretário da Segurança Pública Roberto Sá afirmou que a cada denúncia relacionada a violência nas eleições é recebida, independentemente do canal e da pessoa, as medidas são realizadas de forma imediata.
“A gente checa e toma medida imediata com a Polícia Militar indo para o local cuja denúncia tenha surgido, mas também com a Polícia Civil instaurando uma investigação, já chamando as pessoas para depor pedindo perícia e fazendo diligências. Pedindo medidas cautelares à Justiça e junto a isso a inteligência, que hoje sai de 135 unidades células para 791 no estado inteiro e está orientada para isso”.
O secretário ainda mencionou outros órgãos que também atuam na área, como a Polícia Federal, o Ministério Público Eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral e a Procuradoria Geral da Justiça. “A informação chega para nós, ela não para com a gente. A gente encaminha para os órgãos responsáveis e adota medidas operacionais imediatas”.
“Sejam eleitores ou candidatos a qualquer cargo eleitoral, se sofrer algum tipo de ameaça ou denúncia ou tomar conhecimento que alguém sofreu, nos comunique oficialmente. Se não quiser comunicar oficialmente, use o Disque Denúncia. Nós estamos chegando em todas as denúncias, independentes do canal”, completou.