A quarta pesquisa Datafolha para Prefeitura de Fortaleza mediu o nível de convicção que os eleitores têm na intenção de voto manifestada para o primeiro turno das eleições municipais. O levantamento, contratado pelo O POVO e divulgado na última quarta-feira, 25, perguntou aos entrevistados se eles já estavam totalmente decididos sobre a escolha do candidato ou se ainda poderiam mudar o voto.
Os entrevistados que se dizem totalmente decididos formam 64%, índice 5 pontos acima do da pesquisa anterior, realizada nos dias 11 e 12 de setembro. Por outro lado, 35% dizem que ainda podem mudar o voto. O dado é revelador da consolidação do voto dos eleitores a pouco mais de uma semana do pleito.
Os candidatos André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) lideram neste recorte de certeza do voto. Dos entrevistados que disseram ter intenção de votar em Fernandes, 79% afirmaram que estão convictos da decisão. Entre os que escolhem Evandro, 71% afirmam que não mudarão o voto.
O maior crescimento neste recorte da pesquisa foi do candidato Fernandes, de 11 pontos percentuais em duas semanas. O petista oscilou três pontos para cima.
Por outro lado, o percentual de eleitores convictos do voto em Capitão Wagner (União Brasil) caiu 4 pontos, indo de 52% para 48%, enquanto outros 51% de seus eleitores dizem que podem mudar o voto.
Em relação a José Sarto (PDT), houve uma oscilação negativa de um ponto em relação à certeza do voto: de 52% para 51%.
O estudo também mensurou as segundas opções de voto. Isto é, quem os entrevistados votariam caso mudem a opção inicial. Sarto é o nome mais citado, com 19%. Em seguida, Wagner, com 18% das menções como segunda opção. Aqui, Sarto oscilou um ponto para cima. Wagner caiu seis pontos. Também com 18%, André Fernandes cresce quatro pontos na comparação com a pesquisa passada, enquanto Evandro é citado por 14% dos entrevistados.
Se não escolher o candidato em quem declarou intenção de votar na pesquisa Datafolha, quem é a alternativa preferida para receber o voto do eleitor:
O Datafolha entrevistou 826 eleitores nos dias 23 e 24 de setembro. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O índice de confiança aponta a chance de o resultado da pesquisa estar dentro da margem de erro estimada. A pesquisa foi contratada pelo O POVO e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número CE-06915/2024.