A família Rodrigues desponta como a principal força de oposição ao grupo dos Ferreira Gomes, que domina a política sobralense há quase três décadas. Oscar Rodrigues, fundador do Centro Universitário Inta (Uninta) e empresário com atuação no setor educacional, é o patriarca desta família política. Em 2020, ele concorreu à Prefeitura de Sobral pela primeira vez e foi derrotado por Ivo Gomes (PSB), atual prefeito.
Oscar tem ao seu lado o filho, Moses Rodrigues, deputado federal pelo União Brasil, que já disputou a Prefeitura de Sobral em 2016, e perdeu também para Ivo.
Moses é figura central na campanha do pai, tanto no planejamento quanto na articulação com líderes locais e nacionais. A família Rodrigues construiu a base política por meio de atuação na educação e, mais recentemente, no campo político, sempre se posicionando contra o grupo Ferreira Gomes.
Com uma trajetória focada no empresariado e em iniciativas educacionais, a família Rodrigues busca trazer uma visão de gestão empresarial para o setor público, propondo renovação na forma de administrar a cidade. Oscar e Moses têm mobilizado apoio entre empresários e setores da sociedade civil que desejam uma ruptura com o modelo de governança atual. (João Victor Costa, especial para O POVO)